Flavour Scientists

Caldeirada de Bacalhau, Ravioli de Sames e Língua
Ingredientes:
- Cebolas 200g
- Pimento Vermelho 500g
- Alhos 50g
- Azeite 3dl
- Sêmola de Trigo 250g
- Farinha T00 250g
- Gemas 430g
- Tomates 400g
- Batatas 200g
- Salsa 50g
- Coentros 250g
- Sames 150g
- Caras de Bacalhau 800g
- Posta de Bacalhau 150g
- Línguas 150g
- Limões 200g
- Sucro 10g
- Vinho Branco 4dl
- Gel Creme Frio 15g
Método de Confecção:
Colocar num tacho por camadas cebola, alho, tomates, louro, salsa, batatas e as caras de bacalhau, adicionar vinho branco, azeite, água, sal e pimenta, deixar cozinhar e reservar;
Arranjar os sames, línguas e bochechas;
Com as aparas preparar um caldo branco de bacalhau;
Meter e desidratar alguns sames;
Fazer o guisado de sames, línguas e a bochecha das caras com azeite, cebola, tomate e pimentos e terminar com os coentros;
Fazer a massa fresca para de seguida preparar os raviolis com o guisado de sames;
Fazer o puré de coentros com o caldo de bacalhau;
Fazer o ar de limão;
Puré de coentros, bringir os coentros, arrefecer em água e gelo, repor os coentros no caldo de bacalhau e texturizar com o gel creme frio;
Cozinhar a posta de bacalhau na ronner a 8 minutos a 58º;
Fritar os sames desidratados
Chef Ricardo Luz
Ricardo Manuel Luz da Silva, nasceu a 9 de outubro de 1988, em Lisboa, embora metade da sua infância tivesse sido passada no Alentejo de volta dos avôs onde já admirava tudo o que ia para a mesa.
Decidiu que queria ser cozinheiro, depois de terminar o 9º ano de escolaridade. Na altura trabalhava já na área como pasteleiro numa pastelaria de familiares e assim optou por frequentar um curso e certificar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Na mesma teve a sorte de ter como chefe de cozinha o António Lourenço e como chefe de pastelaria o Inácio Berlinda. Foi com ambos que deu os primeiros passos, de mãos dadas, na cozinha e pastelaria.
Durante o curso realizou vários estágios curriculares, no Restaurante Vela Latina, no Restaurante Tavares Ricco e o no Hotel Vila Vita Park, onde de seguida iniciou a sua carreira profissional.
Passou por casas como o Hotel Pestana Palace, Hotel Penha longa, Hotel Vila Itália, Hotel Macdonald Monchique e presentemente encontra-se no Restaurate Bon Bom (distinguido pelo Guia Michelin com uma estrela).
“Foi aos 15 anos que percebi que o meu caminho seria a cozinha e desde sempre quis trabalhar com os melhores. Escolhi os sítios certos para receber os melhores conselhos e os melhores ensinamentos com os melhores cozinheiros”.
Hoje com 31 anos, Ricardo Manuel Luz da Silva é o grande vencedor da edição de 2019 daquele que é considerado o maior e melhor concurso nacional de gastronomia: CCA - Chefe Cozinheiro do Ano.

