Postado em quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 09:50
“Voltemos ao mercado, passado o intervalo que o Natal propiciou (onde andámos noutros mercados)”
No caso, recuperando o tema iniciado na crónica de novembro: porque é que hotéis em toda a Europa se uniram numa acção coletiva e pretendem levar a Booking.com a tribunal; o que esperam obter; o que pode ou não acontecer. Sobre isso, e ainda as minhas dúvidas jurídicas (e pontos de tensão), tratou a Casual Friday de novembro.
Nesta de hoje, vamos abordar o tema na perspectiva mais caseira: o que significa esta luta para os hotéis portugueses e para o setor do turismo em Portugal.
Há desde logo que dar nota de que, em termos de futuro imediato, muito pouco. Como dito, a legislação portuguesa, no caso o Decreto-Lei n.º 108/2021, de 7 de dezembro, está já preparada para proibir as cláusulas de paridade e dar aos hotéis portugueses total liberdade no canal direto e na negociação com os intermediários. Isso significa que, em teoria, os hotéis portugueses têm a cobertura da lei nacional e podem negociar com mais autonomia (também são proibidas “represálias” por parte das plataformas, quer diretas quer indiretas).
Leia tudo aqui
by TNEWS
Apenas 10 cêntimos por dia! Acesso às ofertas de trabalho + documentos download + curriculum vitae dos profissionais + eventos físicos brevemente. Acesso total 100% aos nosso serviços!
Durante 1 ano tenha acesso aos mais de 1.700 documentos e às melhores ofertas de trabalho dos mercado. Usufrua de descontos nas propinas, matriculas e produtos dos nosso parceiros oficiais
A opção certa para o seu negócio. Fornecemos os grandes grupos hoteleiros. Somos o parceiro ideal para si! Conheça também nossa gama de produtos para Sushi! E-mail: procarne0@gmail.com
Acesso total durante 365 dias a todas as ofertas de trabalho, download de documentos, curriculum dos melhores profissionais, descontos junto dos nossos parceiros e muito mais…