Quase 8 anos de dedicação à hotelaria e sigo com o mesmo brilho nos olhos de quando comecei.
Em 2018, dei os primeiros passos no mundo da hotelaria no Vila Galé Sintra, como Monitora de Animação e Desportos. Desde então, cresci, aprendi, e abracei cada desafio com paixão e profissionalismo.
Hoje desempenho funções como Supervisora de Animação e Desportos no Vila Galé Nep Kids, um projeto onde tenho o privilégio de liderar pelo exemplo e contribuir diariamente para experiências memoráveis; especialmente para os mais pequenos, que são a alma deste conceito.
Sou naturalmente proativa, dinâmica e empenhada e como trabalho com aquilo que gosto, o esforço transforma-se em motivação.
O maior desafio que enfrento hoje em dia na minha profissão é conseguir conciliar as expectativas tão divergentes, gerir equipas multidisciplinares para adaptar atividades ao perfil de cada hóspede e manter o seu entusiasmo todos os dias, independentemente das condições.
A área em que trabalho e os seus profissionais tem um papel muito importante no setor hoteleiro pois as atividades de desporto e lazer aumentam significativamente a qualidade da experiência do hóspede tornando-a memorável e personalizada e promovemos também o estilo de vida saudável com a incorporação de atividades físicas e de bem estar (caminhadas, yoga, hidroginástica,…).
Além disso os resorts e hotéis com boas opções de lazer promovem um maior tempo de permanência e incentivam a reservas repetidas e recomendações, hotéis com entretenimento atraem também diversos perfis de clientes e são um fator diferenciador importante.
No entanto na minha ótica para trabalhar nesta área são necessárias algumas competências: flexibilidade cultural, empatia, criatividade, domínio de técnicas e estratégias para as diferentes faixas etárias, saber gerir o tempo e solucionar problemas, saber planear e organizar atividades recreativas, desportivas e culturais, domínio das línguas (ferramenta essencial para comunicar com equipas e hóspedes de todo o mundo), saber inovar quando preciso (ex.: semanas temáticas, parcerias, atividades sustentáveis e educativas,…), capacidade de adaptação perante imprevistos, etc.
Uma dica para quem começa agora nesta área, entendam o papel do animador, o animador hoteleiro não é simplesmente alguém que “anima festas”, nós criamos experiências positivas para os hóspedes e motivamos a participação promovendo o convívio entre eles. A comunicação com clareza e a maneira como cativámos o cliente estando sempre sorridente e acessível com uma energia positiva faz toda a diferença.
Posto isto e para concluir, a área de desporto e lazer juntamente com os profissionais de animação são atores na construção de experiências diferenciadoras na hotelaria moderna. Num mercado como este onde a satisfação do cliente e a sua fidelização são crucias, investir nesta área com formações contínuas e uma abordagem centrada no cliente é uma vantagem competitiva.
Para quem, como eu, acredita que a animação vai muito além do entretenimento sendo este um fator chave na experiência do cliente o desafio é diário: fazer com que cada momento conte e que cada pessoa se sinta valorizada e incluída.