O poder do Storytelling na restauração

Por detrás de cada prato, existem histórias e tradições cheias de substância e significado.

Joana Bessa

Por detrás de cada prato, existem histórias e tradições cheias de substância e significado. Estas histórias são preciosas quando bem contadas e transmitidas ao público-alvo. Mais do que servir comida, os restaurantes devem ser capazes de criar experiências memoráveis.

O Storytelling é uma estratégia de comunicação que transforma sabores em emoções e experiências em ligações autênticas, refletindo a identidade e personalidade do restaurante.

O que marca o cliente não é apenas o sabor magnífico da comida, mas também a magia que ele sentiu durante a experiência que vivenciou.

Assim sendo, se aplicarmos boas narrativas, usando os diferentes canais de comunicação, as vantagens para um restaurante são infinitas.

Cada restaurante tem a sua “alma” e esta identidade única merece ser partilhada.

Como o podemos fazer:
 

  • Mostrando os bastidores e as pessoas que fazem tudo acontecer. 
  • Valorizando os ingredientes, a sua origem e tradições.
  • Contando as histórias por trás de cada prato. 
  • Criando Menus que despertem curiosidade e emoção. 
  • Conseguindo que todos os colaboradores estejam em sintonia e reforcem junto dos clientes a mensagem pretendida. 
  • Fazer com que os clientes se sintam especiais, de forma a que os mesmos queiram voltar, não só pelos pratos fantásticos que provaram mas também pelo que vivenciaram durante a refeição. 


O Storytelling é uma técnica marcante para os restaurantes que desejem se destacar da concorrência e criar vínculos fortes e duradouros com os clientes. As histórias devem ser genuínas e coerentes em todos os pontos de contacto com o cliente, do ambiente físico às redes social, foquem nas emoções.

Joana Bessa
Criadora de conteúdos digitais, influencier gastronómica e autora da página de instagram foodlovestory.pt