Hospitalidade: Tudo, em todo o lado, ao mesmo tempo

O único limite, no investimento em hotelaria, é a imaginação. No cenário em constante evolução do investimento em hotelaria o foco mudou, do domínio tradicional dos hotéis, para um campo mais vasto e diversificado.

Teresa Moreira

O único limite, no investimento em hotelaria, é a imaginação 

No cenário em constante evolução do investimento em hotelaria o foco mudou, do domínio tradicional dos hotéis, para um campo mais vasto e diversificado. Os ativos alternativos emergem como os favoritos dos viajantes, mas também dos investidores, ávidos por explorar novos horizontes de retorno. 

Esta mudança não se restringe às preferências em constante mutação; é um testemunho da expansão dos limites da hospitalidade. 

Presenciamos, atualmente, à ascensão da "hotelização", onde os ativos imobiliários se transformam em verdadeiros refúgios de acolhimento. Mais do que satisfazer necessidades de alojamento, a proposta é a de proporcionar um estilo de vida exclusivo e único. 

Procura-se enriquecer os espaços com comodidades e serviços que redefinem a forma como as pessoas os experimentam e interagem com eles. A hospitalidade, inclusive, infiltrou-se em outros sectores do imobiliário, contribuindo para a criação de espaços mais dinâmicos e multifuncionais para viver, trabalhar, fazer compras, aprender e rejuvenescer. 

Albergues: De dormitórios a diamantes 

Os hostels, anteriormente associados a mochileiros, a low budget e à vida em comunidade, estão a passar por uma transformação “glamorosa”. Superados os dormitórios mal iluminados, os albergues estão a evoluir para um produto lifestyle que atrai viajantes que procuram preços acessíveis sem comprometer a experiência. A ascensão dos poshtels e dos boutique hostels está a transformar este ativo alternativo numa joia da coroa do investimento. 

Serviced apartments: As estrelas em ascensão 

Uma das estrelas mais cintilantes na galáxia da hospitalidade alternativa é o reino dos serviced apartments. Combinando o conforto de uma casa com a conveniência dos serviços de um hotel criaram um nicho que serve tanto para estadias de curta como de longa duração. Os investidores estão a reconhecer o potencial inexplorado deste segmento onde a procura de espaços de habitação flexível está a aumentar. 

Alojamento para estudantes: O poder da procura constante 

O alojamento para estudantes surge como uma oportunidade robusta e resiliente, impulsionada pela procura constante gerada pelas atividades académicas. O investimento neste segmento, além de oferecer estabilidade ao longo do ano letivo, também proporciona a oportunidade de adaptação a diferentes modelos de residência, como a transformação sazonal em alojamentos turísticos durante os períodos de férias maximizando, assim, a utilização do espaço. 

Vida sénior: Atender aos nómadas de cabelos prateados 

As residências para seniores representam um nicho em crescimento na “hotelaria alternativa”. Com o envelhecimento da população que procura experiências de vida ativas e enriquecedoras, o investimento em residências adaptadas a este grupo demográfico oferece oportunidades inexploradas. Para além de residência integram serviços de saúde, atividades de lazer e oportunidades de aprendizagem, proporcionando uma experiência holística aos residentes. 

Ecoturismo e estadias sustentáveis: Oportunidades na consciência ambiental 

A crescente consciencialização ambiental abre oportunidades interessantes na “hotelaria alternativa”. O investimento em eco resorts, alojamentos ecológicos e experiências de turismo sustentável, não só satisfaz a procura de viajantes conscientes, como também contribui para a preservação do ambiente. Esta abordagem não convencional oferece uma proposta única aos hóspedes, assim como alinha os investimentos com os valores crescentes da sustentabilidade. 

A magia da utilização híbrida do imobiliário 

A utilização híbrida torna-se um elemento-chave neste puzzle inovador.

  • Terminais de aeroportos transformados em espaços de co-living: com o aumento do trabalho remoto e do nomadismo digital, a reutilização de espaços para acomodar este mercado tem-se mostrado uma das “utilizações híbridas” mais original. Os terminais de aeroportos subutilizados passam a espaços de coabitação de comunidades vibrantes, com espaços de trabalho partilhados, alojamentos e instalações recreativas, para satisfazer uma nova geração de profissionais globais. 
  • Teatros convertidos em espaços de alojamento: os quartos concebidos nos bastidores oferecem aos hóspedes uma viagem imersiva ao mundo das artes. 
  • Lofts de fábricas históricas como retiros artísticos: retiros que misturam a estética industrial com espaços criativos. Estes locais acolhem residências artísticas, workshops e exposições, atraindo tanto entusiastas da arte como aqueles que procuram experiências imersivas e culturalmente ricas. 

À medida que se exploram oportunidades na hotelaria alternativa, torna-se evidente que a criatividade e a visão estratégica abrem portas a investimentos inovadores. Ao abraçar diversos segmentos e adaptar os espaços às necessidades em evolução, os investidores podem não só garantir retornos sólidos, como também contribuir para a transformação positiva do panorama global da hotelaria.