Sim! O Turismo “Tudo Incluído” também contribui para a Economia Local

Ainda existe no Algarve, assim como noutros destinos turísticos, uma ideia pré-concebida que o conceito de turismo em hotéis ‘’Tudo Incluído’’, com pacotes de férias pagos antecipadamente, em nada contribui para a economia local do destino turístico onde o hotel está localizado, ‘’condenando’’ os pequenos negócios locais. Já não é assim!

Miguel Pinheiro

Ainda existe no Algarve, assim como noutros destinos turísticos, uma ideia pré-concebida que o conceito de turismo em hotéis ‘’Tudo Incluído’’, com pacotes de férias pagos antecipadamente, em nada contribui para a economia local do destino turístico onde o hotel está localizado, ‘’condenando’’ os pequenos negócios locais.
Já não é assim!

Sendo verdade que o turista de curta estadia (3 dias ou menos), com pacote de bebida, alimentação e alojamento previamente adquirido, concentra todo o seu tempo de estadia dentro do hotel, também é evidente que o turista que reserva por mais dias, dedica boa parte do seu tempo de lazer a explorar o destino, experienciar a cultura e gastronomia local, sobretudo os turistas com origem em países da Europa ocidental e central, Nórdicos e da América do Norte. É certo, que há alguns anos atrás, o turista de ‘’Tudo incluído’’ permanecia no hotel do primeiro ao último dia, mas este também evoluiu com os tempos, e para além do pacote de férias, do sol e praia, procura viver as experiências que o destino turístico tem para oferecer.

Dentro dos hotéis, existe uma maior divulgação do destino através da gastronomia, do artesanato, da cultura, eventos e costumes tradicionais inseridos nos programas de animação.  A evidência do maior interesse confirma-se através do grande volume de reservas de restaurantes locais realizadas através da receção do hotel, compra de entradas para parques temáticos, excursões a pontos de interesse cultural e de natureza, passeios marítimos, aluguer de veículos, etc. 

Ao fator antes mencionado soma-se a quantidade de colaboradores diretos e indiretos, necessários à operação na modalidade ‘’Tudo Incluído’’, sendo todas estas pessoas e suas famílias também importantes contribuintes para a economia local.

Recuando aos primeiros anos de hotéis ‘’Tudo incluído’’ no Algarve, a grande maioria dos produtos servidos nos hotéis não eram produzidos na região, sendo importados, pois na maior parte dos casos, não existia capacidade nos fornecedores locais em prestar serviço a hotéis de maior dimensão. Felizmente, na indústria hoteleira passou a ser prioritária a introdução de políticas de sustentabilidade, que contribuíram fortemente para o crescimento e desenvolvimento de empresas locais para além de motivar o investimento na região por parte de empresas de cadeias de abastecimento, baseadas em outras zonas de Portugal. 

Nos hotéis ‘’Tudo Incluído’’, também contribuímos para a comunidade em que estamos inseridos, apoiando iniciativas de caráter social, educativo, cultural e ambiental, preocupamo-nos com as gerações, atuais e futuras.

O destino turístico não evolui sem uma economia local forte, mas não tenhamos dúvidas que, nos dias de hoje, isso acontece também com a contribuição dos hotéis ‘’Tudo incluído’’.

Miguel Pinheiro

Diretor de Hotel - 3HB Guaraná