Tecnologia na Hotelaria a acelerar a experiência pessoal de cada cliente.

A hotelaria conheceu nos últimos anos um conjunto de transformações ímpares! Acompanhar as tendências do mercado, a tecnologia, as mudanças nas atitudes sociais, demográficas e realidades económicas emergentes, tornaram-se desafios diários para os hoteleiros.

Ana Sofia Castelo

A hotelaria conheceu nos últimos anos um conjunto de transformações ímpares! Acompanhar as tendências do mercado, a tecnologia, as mudanças nas atitudes sociais, demográficas e realidades económicas emergentes, tornaram-se desafios diários para os hoteleiros. 
A acrescentar à já inequívoca transformação do negócio, a pandemia veio ainda acelerar a transformação digital, criando uma verdadeira disrupção!
E facto é que, apesar de já estarmos libertos de maiores restrições, as prioridades dos clientes continuam a forçar os hoteleiros a ajustarem sistematicamente os seus processos e as suas ofertas! O centro do negócio hoteleiro passou a ser, definitivamente, o hóspede!

O hóspede exige hoje nada menos do que “the ultimate experience”, desde o primeiro momento: informação imediata, on demand, logo a partir da extensão da sua existência que é o seu smartphone! E, claro, com personalização da oferta, com valor acrescentado ao serviço, e com uma experiência de reserva simples, direta e segura!
Preocupado cada vez mais com questões de sustentabilidade ecológica, balançando atenção com o social e a life experience, o hóspede é cada vez mais capacitado e informado, pelo que cada vez menos se compadece de ausências de informação detalhada dos hotéis (seja através do seu website próprio, seja através das suas redes sociais ou nos parceiros de distribuição)… Assim como desiste facilmente da experiência se não tiver a possibilidade de reservar, a partir de qualquer ponto ou dispositivo, escolhendo o método de pagamento online que melhor se adapta a sua necessidade! O hóspede transformou-se no centro da maior transformação que a hotelaria sofreu nos últimos anos!

A tecnologia, que desde o primeiro momento foi um parceiro na distribuição online, ganhou assim outra dimensão ao tornar-se também ummust-have a pedido do hóspede no preenchimento e entrega dessa experiência diferenciadora que a hotelaria precisa proporcionar!
E é por isso que o hoteleiro, não pode hoje prescindir de informação atualizada sobre o mercado e sobre o seu negócio, de ter ferramentas de marketing e de e-commerce que lhe permitam criar agilmente uma oferta adaptada e, tanto quanto possível, personalizada: Tarifas Geo-Localizadas, Tarifas Mobile, Special Deals, programas de fidelização, múltiplos métodos de pagamento, segurança, um set de distribuição adaptado ao seu negócio (OTA’s, WholeSallers, Metasearch’s…), assentes em soluções de automação e de gestão que facilitem os processos! 

Se hoje há algumas incertezas quanto ao futuro, seja por conflitos armados ou por fenómenos de inflação, certo é que esse mesmo futuro será mais digital e mais tecnológico do que nunca, função do melhor serviço e da melhor experiência que a hotelaria pode oferecer. Porque a hotelaria é, na sua essência, feita de pessoas para pessoas… E a tecnologia é o meio que continua e continuará a elevar essa essência!

Ana Sofia Castelo

General Manager

e-GDS