O tema do momento: Inovação e tecnologia

Numa altura de grande evolução tecnológica, como se liga a inovação à tecnologia?

Nuno Freire Antunes

Numa altura de grande evolução tecnológica, como se liga a inovação à tecnologia?

Uma das melhores definições com que me deparei sobre a razão da existência de INOVAÇÃO foi a de resolver problemas e criar valor. Seja ele um novo ou já existente problema e em qualquer área de atividade, seja social, económica ou ambiental. 

A pandemia trouxe oportunidade e um aceleramento bastante acentuado da procura pela inovação, liderado pela chamada transformação digital. 

No entanto, por vezes pensamos que inovação é tecnologia, o que faz com que o foco muitas vezes da inovação seja confundido com a procura e implementação de ferramentas tecnológicas. É certo que, nos nossos dias, as ditas ferramentas tecnológicas resolvem problemas, no entanto há diferenças que não podemos descurar. 

Com este galvanizar da tecnologia, por vezes deixamos de pensar de forma inovadora relativamente a processos operacionais que se mantêm deficitários pois o mundo gira à volta da tecnologia.

Um dos exemplos são as aplicações para clientes. Algo da vertente tecnológica, mas que por vezes não é inovadora, pois não resolve os verdadeiros problemas, apenas criando formas adicionais de interação com o cliente, levando muitas vezes a entropias na organização. 

No último ano tenho estado pessoalmente envolvido na implementação de uma aplicação para os nossos clientes. O objetivo inicial era claro, permitir a desmaterialização da experiência nas nossas unidades, utilizando o equipamento móvel do cliente em todo o relacionamento antes, durante e após a estadia. Tratava-se de uma integração do mobile service com o self-service, que além de diminuir os contactos, garantia o conforto, eficiência e excelência num atendimento altamente personalizado, elevando a experiência dos hóspedes.

Criando uma task force entre a Inovação e IT, lançamos um projeto que muito nos tem orgulhado, embora ainda estejamos longe do final. Esta parceria estratégica permite termos uma visão 360 graus, aliando as melhores plataformas tecnológicas à verdadeira resolução de problemas e acrescentando um valor inestimável na experiência dos nossos hóspedes. 

Rapidamente aderimos ao conceito BYOD (Bring Your Own Device), por acreditarmos que nos nossos dias ninguém deixa o seu telemóvel mais de cinco segundos e criámos sinergias com empresas que nos fornecem a tecnologia. Chamo sinergias, pois não compramos um produto ou uma solução, estabelecemos parcerias de forma a inovarmos e desenvolvermos um dos sistemas mais avançados ao serviço dos clientes.

Permitir prestar um serviço personalizado e contactless durante toda a estadia deverá ser a missão, através de uma aplicação simples e intuitiva, em que os hóspedes podem fazer check-in antes da chegada, aceder à chave do quarto em formato digital, organizar o itinerário, reservar restaurantes e experiências no spa, realizar pagamentos contactless, solicitar serviço de quartos, controlar a TV do quarto e muito mais.

Outro exemplo claro da inovação e tecnologia é a digitalização de vários processos. Investindo em soluções de Robotic Process Automation, que permitem automatizar, melhorar e reduzir custos de um conjunto alargado de tarefas rotineiras, incluindo desde logo as reservas. 

Acredito que com estes projetos, entre outros aliando a tecnologia à inovação, sabendo diferenciar com credibilidade, transmitindo uma mensagem de confiança, sem nunca esquecer um elevado nível de serviço será fundamental para o futuro das organizações hoteleiras. 

Nuno Freire Antunes