O Poder da Sintonia entre Profissionalismo e Descontração na Gestão Hoteleira Moderna

Numa jornada de 32 anos que me levou a diretor geral de um hotel, tanto local como internacionalmente, reflito sobre como a dinâmica interligada do profissionalismo e da informalidade se tornou uma faceta crucial no atual cenário de recursos humanos.

Henrique Tiago De Castro

Numa jornada de 32 anos que me levou a diretor geral de um hotel, tanto local como internacionalmente, reflito sobre como a dinâmica interligada do profissionalismo e da informalidade se tornou uma faceta crucial no atual cenário de recursos humanos.

Os profissionais contemporâneos anseiam mais do que meros empregos; eles aspiram a integrar-se em ambientes de trabalho que não só permitam, mas celebrem a expressão autêntica da sua essência, mantendo, contudo, padrões de integridade profissional. A antiquada rigidez de chefias distantes tornou-se obsoleta, especialmente num setor tão vinculado à personalidade e hospitalidade como o hoteleiro, onde a informalidade cria o ambiente propício para atrair e reter os melhores talentos.

A verdadeira magia desenrola-se quando conseguimos harmonizar o profissionalismo com a informalidade. Este equilíbrio não só atende às expectativas dos colaboradores, mas também consolida a identidade da marca. Liderar com liberdade, ancorada numa responsabilidade palpável, emerge como um dos segredos cruciais para uma estratégia de atração de talentos eficaz. A proximidade entre líderes e colaboradores, que transcende as barreiras hierárquicas, instiga uma comunicação aberta e eficaz.

Ao adotar uma liderança que fomente liberdade e responsabilidade, moldamos um ambiente que nutre a criatividade e a inovação. Os talentos contemporâneos estão saturados de abordagens convencionais; anseiam por ambientes que acolham a sua autenticidade, sempre ancorados no profissionalismo, mas despidos da pressão da formalidade excessiva. Esta flexibilidade não apenas atrai talentos, mas também configura uma cultura que exalta a autenticidade como um ativo.

A convergência desta abordagem com uma estratégia de "personal branding" online e offline, alinhada à visão de um ambiente de trabalho simultaneamente profissional e informal, amplifica a eficiência no processo de recrutamento. Os profissionais procuram não apenas empregos, mas vivências significativas e ambientes que os façam sentir verdadeiramente valorizados. A marca pessoal do líder, quando alinhada à cultura organizacional, cria uma proposta de valor singular.

Em suma, liderar com liberdade, responsabilidade, e uma abordagem simultaneamente profissional e informal emerge como a fórmula vitoriosa na gestão hoteleira moderna. Numa era onde a autenticidade é reverenciada, esta abordagem não apenas atrai talentos, mas também estabelece o alicerce para uma cultura impulsionada pela inovação e excelência.

Henrique Tiago De Castro

General Manager – Evolution Cascais - Estoril