A Hotelaria de Luxo e a Sustentabilidade, uma combinação perfeita!

A hotelaria de luxo é especial por oferecer uma experiência excecional aos seus hóspedes, focando-se não apenas no alojamento e serviços, mas também na criação de memórias e sensações únicas.

Alexandra Henriques

A hotelaria de luxo é especial por oferecer uma experiência excecional aos seus hóspedes, focando-se não apenas no alojamento e serviços, mas também na criação de memórias e sensações únicas. Vários fatores contribuem para tornar a hotelaria de luxo tão especial e apetecível de trabalhar. Em Marketing a compreensão deste tipo de unidades liga todos os fatores criando um projeto único para ser seguido e trabalhado durante um longo período. Os hotéis de luxo esforçam-se para entender as necessidades individuais dos hóspedes e oferecer serviços altamente personalizados. Desde tratamento VIP até atenção aos detalhes, todas as equipas estão treinadas para antecipar todas as necessidades dos hóspedes.

A nível das instalações, deverá também haver um cuidado na conceção e diversidade.  Frequentemente possuem instalações como spas de classe mundial, restaurantes premiados estrela Michelin ou muito diferenciados a nível de decoração, tema ou produto, piscinas deslumbrantes e muito mais. Essas instalações criam um ambiente propício ao relaxamento e nesta era das redes sociais, um cenário perfeito para a comunicação feita pelos próprios hóspedes. Nunca esquecer que esta é sempre a melhor publicidade de qualquer hotel.

Muitos hotéis de luxo são conhecidos pelo design arquitetónico impressionante e pela decoração elegante. Os ambientes são cuidadosamente projetados para transmitir um senso de exclusividade e sofisticação. Também a localização é importante, sendo que a maioria dos hotéis de luxo está situada em locais deslumbrantes e cobiçados, oferecendo vistas panorâmicas e acesso conveniente a atrações locais. A oferta de restaurantes de alta qualidade é uma característica comum dos hotéis de luxo. Chefs renomados criam pratos gourmet e oferecem experiências culinárias únicas.

Não podemos descurar outros aspetos menos visíveis, desde a roupa de cama até a disposição dos móveis, é cuidadosamente selecionado para proporcionar uma sensação de conforto e luxo. Estes pequenos pormenores são muitas vezes o que faz toda a diferença entre hotéis de design e localização semelhante e que permite a venda dos quartos a um preço superior. O preço do alojamento deverá ser sempre crescente ao longo dos anos. Isso quer dizer que o produto está constantemente a ser melhorado e nunca deixa de se tornar atraente para o consumidor.

Outro dos pontos a não esquecer, é a inclusão da sustentabilidade na hotelaria de luxo. A hotelaria é uma indústria que consome muitos recursos naturais e pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Adotar práticas sustentáveis ajuda a reduzir esse impacto negativo. O Sublime Comporta foi o primeiro em Portugal a crescer dentro destes parâmetros, já que uma das maiores preocupações na sua criação foi a sustentabilidade ambiental, dada a localização, que tem uma vasta zona de reserva protegida.

Os próprios hóspedes, cada vez mais, estão preocupados com questões ambientais e procuram opções sustentáveis ao escolherem onde se hospedar. Os hotéis que demonstram um compromisso sério e continuo com a sustentabilidade têm uma vantagem competitiva.

A sustentabilidade pode ser uma parte central da imagem de marca de um hotel de luxo, demonstrando valores de responsabilidade social e ambiental. Práticas sustentáveis, como redução do desperdício e uso eficiente de energia, também podem levar a economias financeiras a longo prazo, especialmente importante em locais onde há uma necessidade de preservação e também de retenção de força de trabalho nas comunidades locais.

Todo o processo de implementação de práticas sustentáveis pode estimular a inovação em áreas como design e tecnologia, resultando em experiências mais exclusivas e modernas para os hóspedes. Portanto, a combinação de serviços excecionais, instalações de alta qualidade e um compromisso com a sustentabilidade contribui para tornar a hotelaria de luxo ainda mais especial e relevante para as necessidades e valores contemporâneos.

O Sublime Comporta é de facto um exemplo notável de um hotel sustentável. Localizado na região de Comporta, em Portugal, o Sublime Comporta é um resort de luxo que combina o conforto e a qualidade de um hotel de alto padrão com uma abordagem comprometida com a sustentabilidade. As construções do resort foram projetadas para se integrarem harmoniosamente no ambiente circundante, utilizando materiais locais e técnicas de construção sustentável. Caso disso as famosas Biopools com as piscinas biológicas, onde a natureza convive em plena harmonia com a beleza e história da região.

O hotel investiu em energia renovável, incluindo painéis solares para produção de eletricidade e aquecimento de água, reduzindo a dependência de fontes não renováveis. O Sublime Comporta adota práticas de conservação de água, como a coleta e reutilização de águas pluviais e sistemas eficientes de irrigação.

O resort possui sua própria horta orgânica, onde cultiva produtos frescos e orgânicos utilizados na preparação das refeições oferecidas aos hóspedes. 

O Sublime Comporta valoriza e apoia a comunidade local, promovendo produtos locais, contratando funcionários da região e participando de iniciativas de desenvolvimento sustentável. O resort oferece uma variedade de atividades relacionadas à natureza e ao bem-estar, incentivando os hóspedes a conectarem-se com o ambiente natural circundante.

Não posso deixar de falar de outros exemplos pelo mundo, onde o luxo e a sustentabilidade se ligam criando unidades únicas e inesquecíveis.

Soneva Fushi, Maldivas: Este resort de luxo é conhecido por suas práticas de sustentabilidade e sua preocupação com o meio ambiente. Possuem um programa abrangente de conservação marinha, usam materiais de construção ecológicos, têm instalações de tratamento de água e produção de energia solar, e trabalham com comunidades locais para promover o desenvolvimento sustentável.

Whitepod, Suíça: Localizado nos Alpes Suíços, o Whitepod é um resort de luxo que oferece acomodações em cápsulas geodésicas ecológicas. Minimizam o impacto ambiental através de práticas como uso eficiente de energia, gestão de resíduos, e a promoção da mobilidade sustentável.

Six Senses Yao Noi, Tailândia: Este resort de luxo é parte da cadeia Six Senses, conhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade. No Six Senses Yao Noi, há programas de conservação marinha, utilizam materiais de construção sustentáveis, promovem a agricultura orgânica e oferecem opções de transporte de baixo impacto ambiental.

Bardessono, EUA: Localizado no Vale de Napa, na Califórnia, o Bardessono é um hotel de luxo que possui certificação LEED Platinum, a mais alta em termos de construção sustentável. Têm  implementados sistemas de energia solar, coleta de água da chuva, e um forte foco na produção e utilização de alimentos orgânicos e locais.

Fregate Island Private, Seychelles: Este resort de luxo nas Seychelles é conhecido pelo seu compromisso com a preservação da biodiversidade. Têm um programa de conservação ativo, incluindo a proteção de tartarugas marinhas, e implementam práticas sustentáveis, como dessalinização da água do mar e produção de energia solar.

Grootbos Private Nature Reserve, África do Sul: O Grootbos é um retiro de luxo que se concentra na conservação da flora fynbos da região e na promoção do turismo sustentável. Estão também envolvidos em projetos de pesquisa e conservação e têm iniciativas para apoiar comunidades locais.
 
Todos estes exemplos são inspiradores em como o luxo cada vez se pode e deve tornar mais sustentável, criando riqueza na oferta turística e no desenvolvimento das regiões onde se insere.

Alexandra Henriques

Director of Marketing and Communication

Sublime Hotels