Para onde caminha o futuro da Gastronomia

A indústria da restauração está em constante evolução e é importante acompanhar as tendências emergentes, de forma a mantermo-nos relevantes e atrair públicos cada vez mais exigente.

Ricardo Pina Noronha

A indústria da restauração está em constante evolução e é importante acompanhar as tendências emergentes, de forma a mantermo-nos relevantes e atrair públicos cada vez mais exigente.

Proponho-me a explorar algumas das tendências mais interessantes na gastronomia, que estão a modelar a forma como as pessoas comem e desfrutam da comida, desde o entretenimento em torno de cozinhas abertas até o ressurgimento dos trolleys de bebidas e sobremesas. Vamos mergulhar nessas tendências e nas experiências gastronómicas que elas oferecem.

Eat + Entertainment
O conceito de "Eat & Entertainment" tem ganho popularidade. Cada vez mais os restaurantes adoptam o conceito de cozinha aberta, onde os clientes podem apreciar os cozinheiros nas preparações. Essa tendência combina o prazer de apreciar uma refeição com o entretenimento que se gera em observar o processo culinário e permite que se entenda melhor, o processo de preparação dos alimentos. 

Balcões
Comer ao balcão torna-se, cada vez mais, uma opção democrática para os amantes de gastronomia. Os clientes podem sentar-se ao redor de uma área de cozinha especialmente projetada, onde geralmente existe um fogão descoberto. Essa experiência proporciona uma atmosfera acolhedora e interativa, permitindo que os clientes vejam os chefs em ação e desfrutem de uma refeição preparada na hora. 

Cozinhar com Fogo
A cozinha de fogo, onde os pratos são preparados numa grelha aberta ou num forno a lenha oferece, mais uma vez, uma experiência sensorial única, para além de um gosto peculiar muito apreciado por nós portugueses. Refiro-me ao sabor fumado que perfuma os ingredientes. 

Comida de Rua
A popularidade da chamada “street food” continua a crescer, um pouco por todo o mundo, onde chefs de renome a reinventam e adaptam a conceitos de finedining. Dos tacos asiáticos aos burritos mexicanos ou ainda passando por hambúrgueres gourmet, a “street food” inspira novas formas de servir comida aprazível e de alta qualidade, mesmo em eventos mais formais. Este conceito tornou-se ainda uma opção para eventos e banquetes em que se oferece uma ampla gama de opções inovadoras, que podem ser personalizadas ao gosto e preferência dos clientes, permitindo que os restaurantes e caterings apresentem pratos únicos e criativos, proporcionando uma experiência gastronómica memorável.
O regresso dos trolleys
Os trolleys, seja para servir bebidas ou outros itens, regressaram à moda nos restaurantes. Estes carros móveis adicionam um elemento de teatralidade e interactividade à experiência gastronómica. Os clientes podem usufruir de bebidas preparadas à sua frente ou escolher a sua sobremesa. Este regresso não deixa de trazer um toque de nostalgia e elegância à experiência de jantar.

Experiências imersivas
Os consumidores procuram cada vez mais experiências gastronómicas únicas, em que a envolvente vá para além da comida. Isto inclui conceitos de refeições experimentais, tais como restaurantes temáticos, “pop-ups”, eventos culinários interactivos e ainda colaborações com chefs. O relevo é colocado na criação de momentos e sensações memoráveis e na exploração de todos os nossos sentidos.

Além destes pontos é importante mencionar ainda, o papel dos ingredientes-chave na gastronomia portuguesa. Tremoços, enguias, acelgas e molejas, por exemplo, ganham destaque nas ementas dos restaurantes portugueses, desenvolvendo receitas e diferentes formas de consumo destes produtos, outrora renegados para segundo plano. 

Estas tendências refletem uma busca incessante por experiências gastronómicas únicas, diversificadas e memoráveis. À medida que as preferências e os comportamentos dos consumidores continuam a evoluir, é crucial que a indústria se mantenha adaptável e inovadora, de forma a prosperar no panorama de F&B, em constante mudança.

Ricardo Pina Noronha

Food and Beverage Marketing Manager 

SANA Hotels