Missão Algarve

Conheci o Algarve como a maioria dos portugueses que não nasceu nesta região. Era o destino tradicional da família nas férias de verão, um lugar com o qual sonhávamos ao longo do ano, suspirando pelos dias de praia sem fim.

Hugo Nascimento

Missão Algarve
Conheci o Algarve como a maioria dos portugueses que não nasceu nesta região. Era o destino tradicional da família nas férias de verão, um lugar com o qual sonhávamos ao longo do ano, suspirando pelos dias de praia sem fim.

A vida decidiu que a minha passagem pelo Algarve não deveria ser apenas sazonal e foi aqui que iniciei o meu percurso profissional. Cedo descobri que o Algarve tem muito mais para oferecer para além das suas praias (onde, ainda assim, os dias continuam a ser magníficos!). O trabalho na Região de Turismo, onde comecei o meu caminho, permitiu-me conhecer a fundo esta terra e as suas gentes e, desde então, posso dizer que me tornei um algarvio de coração.

Primeiro enquanto gestor de produto e hoje enquanto diretor executivo da Associação Turismo do Algarve (ATA), assumi como missão dar a conhecer as várias valências que fazem desta uma região única. O objetivo: fazer com que mais pessoas possam ficar encantadas com o Algarve, tal como eu fiquei. Em conjunto com a minha equipa, todos os dias são dedicados a promover o destino pelos quatro cantos do mundo, mostrando diferentes perspetivas que atestam a diversidade da oferta turística que o Algarve disponibiliza a quem o visita.
 
Enquanto Agência Regional de Promoção Turística, a ATA é a única entidade reconhecida pelo Turismo de Portugal e pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) com a competência para a promoção do destino nos mercados externos. Ao longo dos últimos anos, o nosso plano tem passado pela aposta numa estratégia de diversificação de mercados, junto dos quais procuramos posicionar o Algarve como um destino com uma oferta abrangente, capaz de dar resposta a diferentes tipos de motivação durante todo o ano, sem obviamente descurar a aposta nos nossos principais mercados. 
O sucesso desta estratégia tem vindo a ser validado. Ano após ano, o Algarve continua a fortalecer o seu reconhecimento internacional, materializado nos vários nos prémios e distinções que a região continua a receber, com destaque para a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do título de “World Leading Beach Destination” nos World Travel Awards e de “Melhor destino de Golfe do Mundo”, pela IAGTO.
 
De forma a potenciar a facilidade de viajar que agora foi recuperada, o papel da ATA passa também por continuar a investir na captação de novas rotas aéreas para o destino e na realização de campanhas de marketing conjuntas com operadores turísticos e companhias aéreas estrategicamente selecionados. Para além dos mercados europeus, estamos a trabalhar, através deste tipo de ações, formas de alcançar mercados mais distantes como o Brasil, os EUA e o Canadá, tendo sempre em consideração as diferentes motivações de viagem que cada um desses mercados privilegia.
Mantemos, igualmente, uma linha de trabalho de grande proximidade com a imprensa internacional, junto da qual procuramos mostrar o que de melhor a região tem para oferecer a quem a visita. Todos os anos, a ATA organiza e/ou apoia a realização de cerca de 100 visitas de imprensa na região, com programas distintos que nos ajudam a promover a diversidade de experiências e de motivações a que conseguimos dar resposta e a mostrar aquilo que faz do Algarve um destino único, premiado e reconhecido internacionalmente. A presença em feiras de turismo e em outros eventos promocionais como workshops, fóruns ou roadshows continua a ser outra importante ferramenta para dar a conhecer o destino e atrair mais visitantes.

Em todas as ações que promovemos e em que participamos, procuramos enfatizar alguns dos principais argumentos que, neste momento, tornam o destino ainda mais apelativo junto de quem está a retomar o hábito de viajar, nomeadamente a segurança, o contacto com a natureza e com paisagens de grande beleza, o bom tempo e a diversidade de atividades que a região oferece, especialmente no que diz respeito a viagens em família, a propostas ligadas ao turismo de natureza e ao turismo ativo e a uma série de experiências autênticas e emocionais, muito focadas na interação com aquilo que é a cultura, a história e as tradições da vida local.

Em todo este esforço de promoção, a ATA faz-se acompanhar dos seus associados, envolvendo-os nas ações onde marca presença, criando-lhes oportunidades únicas de divulgação e de networking estratégico. Por outro lado, os associados da ATA beneficiam ainda de apoio, através de um fundo promocional, para o desenvolvimento das suas próprias campanhas de marketing nos mercados externos. Este ano, apoiamos 70 empresas nossas associadas com uma verba superior a 2 milhões de euros. 
 
Temos neste momento, ao lado da ATA, cerca de 400 associados. Um número interessante e significativamente representativo das várias atividades de turismo a que os agentes da região se dedicam. Mas queremos fazer crescer este número. Ambicionamos fazer mais e melhor e acreditamos que, para isso, precisamos de contar com o esforço e a participação de todos em torno de um objetivo comum: consolidar o Algarve como um destino turístico inspirador e autêntico, com uma oferta de qualidade diferenciada face à concorrência.

Partilhamos o mesmo espírito desta REDE-T e a ideia de que juntos somos mais fortes. Por essa razão, eu e toda a equipa dos excecionais profissionais da ATA estamos, desde já, disponíveis para conversar com todos aqueles que tenham interesse em perceber as mais-valias de se juntarem a nós nesta missão e a importância de participarem ativamente na definição e implementação da estratégia de promoção deste destino. Quantos mais formos, mais forte será a voz do turismo do Algarve. Contamos consigo? 

Hugo Nascimento
Diretor Executivo Agência Regional de Promoção Turística do Algarve