AUTENTICIDADE NO TURISMO DE LUXO

Autenticidade é possivelmente a tendência mais falada no Mundo das Viagens e em simultâneo o tema mais difícil de definir pelos marketeers hoteleiros.

Francisco Sant’Anna

AUTENTICIDADE NO TURISMO DE LUXO

Autenticidade é possivelmente a tendência mais falada no Mundo das Viagens e em simultâneo o tema mais difícil de definir pelos marketeers hoteleiros.

Qual a definição de autenticidade no turismo para cada um de nós e qual a probabilidade de todos concordarmos com esta definição? O que é uma experiência autêntica para mim pode não o ser para a maioria dos turistas e claramente que falamos de algo que se sente e não de algo que se possa definir de forma inequívoca e consensual.

O termo autenticidade pode ser interpretado como originalidade, no entanto torna-se difícil apurar o que é original num destino turístico; será que podemos considerar como experiência autêntica a estadia num hotel datado de 1970 repleto de decoração mantida desde a sua construção e sem nenhuma obra de recuperação? Ou será que a experiência verdadeiramente autêntica é aquela que procura preservar a história e perpetuá-la no tempo, mas que beneficia da tecnologia e modernidade para garantir este efeito?

Autêntico pode igualmente estar ligado ao tradicional, o que nos leva a outro dilema – tradicional relativamente a que momento no tempo ou a que época? E quem pode definir corretamente o que é tradicional?

Independentemente destas questões, sabemos que Turistas de Luxo já não se satisfazem exclusivamente com Champagne, caviar, piscinas infinitas em mármore ou torneiras de ouro. Estes experienciados turistas procuram agora deixar a sua pegada positiva por onde passam, vivendo experiências únicas através da ligação aos habitantes locais, visitando lugares que apenas os locais sabem chegar, provando as receitas tradicionais de cada lugar e degustando o melhor vinho que a região tem para oferecer. Tudo isto com um serviço dedicado e irrepreensível que os faça sentir únicos e especiais.

O contacto com a população local é um elemento essencial no turismo autêntico e cada vez mais observamos os turistas de segmento alto a procurar criar laços com o staff, conhecê-los, saber sobre a sua experiência, como chegaram até ali e quais os seus sonhos.

Estes Turistas de Luxo procuram experiências personalizadas em locais pouco conhecidos para que possam ter o sentimento de descoberta de algo autêntico, genuíno e não massificado, tendo a perceção clara de valor acrescentado numa experiência que lhe proporcione esta sensação. Alguns já dispensam ficar hospedados em hotéis de marcas internacionais reconhecidas e tal abriu espaço para vários projetos turísticos de elevadíssima qualidade que promovem mais do que os amenities, as dimensões dos quartos, o número de restaurantes e de piscinas ao dispor – criam experiências memoráveis à medida de cada hóspede.

À medida que o panorama mundial se torna mais incerto, maior será a necessidade de aproveitar cada momento das férias para viver experiências memoráveis, e os destinos capazes de se adaptarem e evoluírem sem perder a sua autenticidade, têm certamente o seu sucesso garantido. 

Vejo cada destino como um ecossistema; se algum dos elementos que compõe a experiência não estiver devidamente integrado e a contribuir para a sua autenticidade, o sucesso da mesma está comprometido. Aqui o papel dos hotéis é determinante para garantir uma experiência inesquecível e certamente um dos segredos para o sucesso de Portugal enquanto destino turístico.

Francisco Sant’Anna

Director of Sales & Marketing | Singular Properties Azores