Segredo: Autenticidade e Comunidade!

Faz um ano que a Startup Madeira iniciou um projeto piloto Digital Nomads Madeira Islands para atrair nómadas digitais para o nosso arquipélago.

Carlos Soares Lopes

Segredo: Autenticidade e Comunidade!

Faz um ano que a Startup Madeira iniciou um projeto piloto Digital Nomads Madeira Islands para atrair nómadas digitais para o nosso arquipélago. Numa fase inicial, tal como normalmente sugerimos aos nossos empreendedores, lançámos um projeto-piloto que permitiu testar, conhecer os clientes, desenhar a experiência de utilizador e estabelecer parcerias… 

Parecia simples! Num meio de uma pandemia identificámos a Ponta do Sol como um local perfeito para testar o conceito. Alojamento local, restauração, hotelaria e o centro cultural acolheram o projeto e o consultor Gonçalo Hall trouxe a sua experiência de nómada digital para o projeto. Estavam reunidas as condições para em conjunto o Governo Regional, a Startup Madeira e comunidade lançarem um projeto único, a primeira Vila Nómada Digital na Europa. 

A autenticidade e a comunidade do projeto-piloto fez despertar mais de 80 meios de comunicação social de todo o mundo… alcançando num ano mais de 11.000 inscritos, de 121 países. Nómadas digitais, trabalhadores remotos, empreendedores, investidores, programadores, designers, gestores, engenheiros, biólogos, escritores, jornalistas, marketers, criativos e muitos curiosos fazem parte desta comunidade. A Ponta do Sol rapidamente tornou-se pequena e com a ajuda de empreendedores e empresários locais foi possível alargar o projeto a novas localizações: Calheta, Ribeira Brava, Funchal, Santa Cruz, Machico, Santo da Serra, Porto da Cruz e Porto Santo foram locais escolhidos pelos nómadas digitais que procuram diferentes experiências, vivências e realidades.

Muitos nos perguntam qual o segredo deste sucesso? A equipa da Startup Madeira acreditou desde o início que a melhor opção seria envolver diversos atores regionais, permitindo alargar os produtos e serviços destinados a esta nova comunidade. Serviços de alojamento e hotelaria, rent-a-car, atividades de lazer, eventos temáticos, espaços de trabalho, restauração, apoio jurídico e contabilístico são alguns dos parceiros que fazem acontecer a magia! A internet rápida, fuso horário, segurança e um ecossistema tecnológico em crescimento são também fatores diferenciadores que nos fizeram chegar ao TOP 10 mundial de destinos para nómadas digitais. Não menos importante são os 200 anos de história no turismo, que permitem à população madeirense perceber e querer participar neste processo que está a crescer!

Acreditamos que a autenticidade do destino e o crescimento de uma comunidade estável com serviços, adequados a este novo nicho de mercado, vão permitir que a Madeira explore esta nova realidade mundial.

Para a Startup Madeira este é um dos projetos que marcam os seus 25 anos de atividade, sendo um exemplo de como atuamos em todo o arquipélago, numa incubadora a céu aberto, transformando a Madeira e Porto Santo num laboratório vivo nas áreas do turismo, tecnologia, mar, saúde, mobilidade, sustentabilidade e energia. A preparar a geração dos próximos empreendedores!

Carlos Soares Lopes

Presidente Executivo da Startup Madeira