Os 10 Martamentos

Porque acredito que a formação melhora a vida das pessoas e o valor do setor da hospitalidade?

Marta Sotto Mayor

Os 10 Martamentos

Porque acredito que a formação melhora a vida das pessoas e o valor do setor da hospitalidade?

#1 Porque na arte de bem receber, a mediocridade é aceitar ouvir do Cliente “está bom”.

#2 Porque o Cliente muda continuamente. Para os negócios cujo core é estar ao serviço do outro não se pode parar de aprender.

#3 Porque a cultura organizacional muda sempre que um colaborador entra ou sai.

#4 Porque há complexidade nas mudanças geracionais. A experiência de quem já está na empresa é supervaliosa e saber integrar os mais novos de braços abertos é exponenciar a melhoria das empresas.

#5 Porque as oportunidades de formação são uma mais valia para atrair talento. Hoje é uma necessidade indispensável aos colaboradores que valorizam o seu crescimento.

#6 Porque a execução dos programas de formação é ajustada consoante as necessidades e disponibilidades. É possível garantir experiências mais envolventes, e frutíferas, se as empresas apostarem em programas de formação imersivos e on-demand.

#7 Porque há um caminho para percorrer. O último relatório anual do Ministério do Trabalho sobre a formação profissional em 2019 diz: “Destaca-se pela negativa com as menores taxas de formação os sectores do Alojamento e Restauração.”

#8 Porque os alertas de Henry Ford são, mais do que nunca, muito pertinentes: “Pior do que dar formação e ver o colaborador sair, é não dar formação e mantê-lo na organização”, E “Se acha que a formação é cara experimente ver os resultados de uma equipa ignorante e não treinada.”

#9 Porque há mudanças nas profissões. A agilidade requer um novo mindset e renovados job descriptions, é a formação que faz a transformação continua resultar na prática.

#10 Porque temos que aceitar que agora quem atribui as estrelas é o Cliente. 


PS - “Não sou jovem suficiente para saber tudo” (frase genial de Oscar Wilde).

Marta Sotto Mayor conta com mais de 25 anos de experiência profissional nos sectores do Turismo, Hotelaria e Restauração. Graduada pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto em Gestão Hoteleira, tem Pós-Graduação pela Glion Hotel Management School e Licenciatura em Gestão Hoteleira no ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências.

Em 2020 obteve o Strategic Hospitality Marketing Certificate na Cornell University.

Iniciou a carreira, em 1991, nos Estados Unidos da América e progrediu até assumir funções como Diretora de Vendas e Marketing, Diretora Geral e Diretora de Operações, em diversos contextos de marcas multinacionais e independentes, em Portugal e Espanha. 

É também Formadora Certificada, desde 2008, e leciona várias temáticas, como: Tendências em Hospitalidade, Marketing Turístico e Digital, Acolhimento & Serviço ao Cliente, Liderança e Gestão de Equipas, Formação Operacional Train the Trainer, Vendas & Marketing, Gestão de Restauração e Bebidas, Engenharia de Menus.

Desde 2019 está plenamente dedicada ao desenvolvimento de projetos de formação desenhados à medida, quer em contexto académico como profissional, em formato presencial e online, em português e inglês. Também presta serviços de recrutamento, mentoria e consultoria de gestão. 

Colabora com as Escolas do Turismo de Portugal, Centros de Formação, Instituições de Ensino Superior além de mais de 25 empresas e associações do sector do Turismo, Hotelaria e Restauração. 

Recebeu vários reconhecimentos ao longo da carreira e recentemente recebeu o prémio de melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional, no âmbito dos “Hospitality Education Awards".

 

Marta Sotto Mayor

Formadora Certificada, Professora & Consultora - Hospitality & Restaurants

Vencedora melhor carreira docente no ensino profissional pelos Hospitality Education Awards em 2021