DESTINATION WEDDINGS UMA FORMA DE TURISMO...

O mercado do turismo de casamentos, onde se incluem os destination weddings, é um mercado que se encontra em contínuo crescimento.

Ricardo Barreto

DESTINATION WEDDINGS UMA FORMA DE TURISMO...

O mercado do turismo de casamentos, onde se incluem os destination weddings, é um mercado que se encontra em contínuo crescimento. Nos últimos anos, o número de casamentos realizados fora do local de residência dos noivos tem aumentado tendo estes, em Portugal, maior reflexo na região Norte do país. Com o aumento da procura, este mercado está a tornar-se cada vez mais importante para o setor do turismo, e consequentemente para o PIB nacional.

Portugal tem vindo a crescer no ranking de escolha, sendo que, 77% dos casais que nos escolhem para o casamento justificaram que o clima, a excelente relação qualidade-preço, a centralidade (fácil acesso), a gastronomia e o vinho do país são factores determinantes e muito importante na hora de escolher o local da celebração.
Ter um destino de casamento a quilómetros de casa significa que terá uma cerimónia muito mais íntima e poderá basicamente desfrutar de um casamento e consequentemente uma lua-de-mel. Mas planear um casamento a quilómetros de distância não é fácil. Antes de partir para um país estrangeiro para se casar, há alguns detalhes importantes que deve considerar.

ESCOLHA UM LOCAL

Ao decidir sobre um destino, lembre-se de que este deve ser seguro e ter todos os recursos de que precisa. Além disso, certifique-se de que não haja avisos de viagens recentes, questões políticas ou preocupações com a saúde na região, certifique-se de que seus convidados estão totalmente informados, para que nenhum deles se sinta desconfortável devido à sua religião, sexo, ou preferência sexual.

CONSIDERE ALOJAMENTO PARA OS SEUS CONVIDADOS

Embora a etiqueta não exija que os custos inerentes ao alojamento devam ser suportados por si, partilhe com os seus convidados várias opções de alojamento com diferentes preços, para que os mesmos possam escolher a opção que mais se adequam ao seu plafound. Negociar blocos de quartos poderá disponibilizar-lhe um preço mais baixo e consolidar todos os convidados num mesmo ambiente.  

VISITE O LOCAL PESSOALMENTE E CONTRACTE UM PROFISSIONAL

Caso tenha um budget limitado e pretenda um orçamento mais atractivo, visite o local e conjuntamente com um profissional da área, recolha o máximo de informação possível, junto de fornecedores locais, que o ajudaram a construir um orçamento à sua medida.    

PLANEIE EVENTOS ADICIONAIS

Prepare uma experiencia completa, prevendo um itinerário onde os seus convidados poderão desfrutar de algumas actividades extras para tornar sua viagem ainda mais atractiva.  

VERIFIQUE OS REQUISITOS LOCAIS

A legalização do seu casamento difere de país para país, pelo que preveja este ponto com o máximo de antecedência para que tenha tempo suficiente para organizar tudo.

NÃO SE ESQUEÇA DA LUA-DE-MEL 

A transição para o modo lua-de-mel pode exigir muita elegância, subtileza e requinte.
Apesar das questões inerentes à situação actual, a adaptação do cliente ao “novo normal” será um ponto diferenciador na retoma efusiva deste mercado onde a partilha de confiança é o principal factor diferenciador.  

Ricardo Barreto

Melhor Diretor Comercial, Marketing e Vendas 2020 (prémio atribuído pela ADHP)