Com limões faz-se... limonada!

Faz pouco mais de um ano e eu estava a trabalhar em Xangai quando, de um dia para o outro, literalmente, fomos de casa cheia para casa vazia...

Gil Santos

Com limões faz-se... limonada!

Faz pouco mais de um ano e eu estava a trabalhar em Xangai quando, de um dia para o outro, literalmente, fomos de casa cheia para casa vazia... Depois daquela primeira reação de ajustar todos os recursos humanos e materiais à situação, foi altura de pensar: e agora?

Estava o dia de São Valentim a chegar e decidi que tínhamos que mudar o foco e trazer uma forma nova de pensar. Ideia simples: usar os recursos que tínhamos, Limusine do hotel, butlers do hotel a comida que já estava comprada; mas levar a experiência para casa dos clientes, uma vez que eles não nos iriam visitar.

Foi um sucesso: vendemos todos packages que tínhamos e foi, num dia, a mesma receita que nas duas semanas anteriores juntas.

“Se a vida te da limões, faz limonada.”

Este pensamento e esta estratégia, pode ser aplicada vezes sem conta, em termos profissionais ou na vida pessoal, e é isso que tenho estado a aplicar no trabalho e na vida.

Alguns exemplos que podemos considerar no espectro hoteleiro:

Ghost Kitchen - quem não tem uma cozinha de banquetes, de room service ou de um restaurante que não está a trabalhar 24 horas por dia?
Essa cozinha pode ser transformada para trabalhar 24 horas por dia com apps de delivery, para outros hotéis em downsizing, para escritórios, para refeições em casa de pessoas que não podem sair, etc...

Oferecer Delivery - usar os carros ou outros veículos do hotel; ou as distâncias que possam ser feitas a pé para fazer entrega de refeições, de flores, de lavandaria, fazer serviços de manutenção em escritórios, casas, etc...

Wellness Boot Camps - a equipa de Spa/wellness poderá criar um programa à distância com plano de exercício, de acompanhamento nutricional, acompanhamento psicológico/bem-estar, mindfulness, etc..

Staycations - A primeira coisa que vai retomar são as “Staycations” e é apostar esse mercado com pacotes atrativos, identificar os melhores mercados para os produtos, quais os melhores canais, etc.

Virtual Tours - os meus colegas aqui (estou agora em Macau) de MICE de mercados internacionais, nunca tiveram com tanto para fazer: estão todos os dias a preparar vídeos, mandar vídeos para o seu network, a gravar vídeos, a fazer “live streaming” para estar em contacto com os seus clientes internacionais, que estão a trabalhar para os eventos dos próximos anos. 
O céu é o limite, mas a atitude certa é a ferramenta mais importante que podemos utilizar. Não só nesta fase do mercado, mas haverá sempre oportunidade de ter esta atitude: buscar mais, de pensar como e onde estão as oportunidades, nunca parar de tentar mais, fazer mais, e nunca, mas nunca, desistir.

Gil Santos

Director of Hotel Operations at The Londoner Macao