Postado em sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 09:06
“Não basta integrar gestores brilhantes se a base continua a definhar. Não adianta investir em dashboards e software se a essência da hospitalidade é negligenciada, ou seja, as pessoas que a tornam real”
Portugal nunca esteve tão bem preparado para gerir o setor do turismo e da hospitalidade. A profissionalização da gestão deu frutos. Atualmente, encontramos nas direções das unidades perfis qualificados, preparados academicamente e com uma visão cada vez mais estratégica do negócio.Mas há uma ironia cruel neste progresso, a base da pirâmide não acompanhou o topo. Pelo contrário, houve uma autêntica inversão.
É nas funções operacionais, onde se serve o cliente, onde se dá a cara pela marca, onde a experiência acontece, que se concentram os maiores desafios. Rotatividade elevada, desmotivação crónica, fraco compromisso. Um triângulo disfuncional que se repete unidade após unidade, como se fosse inevitável. E não, já não chega liderar bem do topo se a base continua a funcionar à força de elogios vazios, salários irrisórios e improvisos a cada turno.
Leia tudo aqui
by TNEWS
Grupo Hoteleiro Nacional pretende expandir o seu portfólio de negócio na RAM através da aquisição de imóveis já existentes e terrenos para construção. Privilegiamos acima de tudo a localização.
Apenas 10 cêntimos por dia! Acesso às ofertas de trabalho + documentos download + curriculum vitae dos profissionais + eventos físicos brevemente. Acesso total 100% aos nosso serviços!
Diariamente promova o seu negócio em quase 18 mil e-mails dos nossos membros registados! Em simultâneo insira banners na plataforma e usufrua dos nosso preços e packages promocionais
Durante 1 ano tenha acesso aos mais de 1.700 documentos e às melhores ofertas de trabalho dos mercado. Usufrua de descontos nas propinas, matriculas e produtos dos nosso parceiros oficiais