Nos últimos anos, algumas instituições de ensino superior portuguesas registaram uma queda significativa no número de alunos inscritos para 2025. Face a este desinteresse, o TNews falou com quatro estudantes universitários, que partilharam as principais medidas que, na sua perspetiva, deveriam ser implementadas para inverter esta tendência.
Carga horária e salário. O que leva a este desinteresse?
A nível geral, os alunos universitários concordam que este desinteresse é motivado pela excessiva carga horária e pelos baixos salários.
Para Ana Rita Soares Morais, do 3.º ano da Licenciatura em Gestão Hoteleira da Universidade do Algarve, este desinteresse deve-se a fatores como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, algo cada vez mais valorizado pelas novas gerações.
Margarida Adegas, do 3.º ano da Licenciatura em Gestão de Turismo do Isla Gaia, considera que as novas gerações estão “a focar-se demasiado na relação entre a carga horária e o salário”. “O setor do turismo exige muitas horas de trabalho, que nem sempre são bem compensadas financeiramente”, disse Margarida, sublinhando que o número de horas realizadas “não é proporcional ao salário apresentado no setor”. A aluna afirma que a falta de informação também é um problema: “Muitos são os jovens que acreditam que o turismo se resume apenas a hotéis e agências de viagens, quando, na verdade, é um setor muito diversificado.”
Leia tudo aqui
by TNEWS