Postado em quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024 09:23

A KLM implementou um sistema de Inteligência Artificial (IA) para combater o desperdício alimentar. Os programas de IA permitem ao grupo aéreo europeu prever de forma mais controlada o número de passageiros que reservam um voo e que irão, efetivamente, embarcar.

Desta forma, a nova aposta permite calcular o número exato de refeições necessárias, diminuindo até 63% o desperdício de alimentos com base no número esperado de passageiros por voo. Numa base anual, isto equivale a uma poupança de mais de 100 mil quilos de refeições.

“Os investimentos em tecnologia digital são uma prioridade para a KLM. A aplicação da inteligência artificial contribui para melhorar as nossas operações de voo e torná-las mais sustentáveis. O combate ao desperdício de alimentos é um bom exemplo disso, resultando em menos dezenas de milhares de refeições desperdiçadas nos nossos voos todos os anos”, informa Marjan Rintel, diretor-executivo da KLM.

Contudo, nem todas as reservas efetuadas resultam num passageiro a bordo de um avião da KLM. Dependendo da classe, entre 3 e 5% dos passageiros com reserva não aparecem a tempo do voo.

O mais recente modelo de IA, TRAYS, é o primeiro modelo desenvolvido especificamente para as atividades de catering da KLM. O modelo de IA prevê o número de passageiros a bordo com base em dados históricos. O sistema de refeições a bordo recebe o número esperado de passageiros por voo, com previsões separadas para as classes Business, Premium Comfort e Económica.

A previsão começa 17 dias antes da partida e continua até 20 minutos antes do voo descolar. Isto significa que o “número mais exato possível de passageiros é previsto para todo o processo de catering, desde a compra até ao carregamento, evitando assim um excesso de refeições”.

 

by TNEWS