Postado em segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023 08:39

Durante a FITUR, que decorreu entre 18 e 22 de janeiro em Madrid, o fornecedor de gestão de receitas hoteleiras BEONx realizou vários painéis de debate no seu stand, e convidou diversas figuras de destaque da indústria do turismo. No painel “O futuro da distribuição hoteleira: o que será diferente em 2023?”, representantes das empresas Mirai, Roibos, Fuerte Group, AMADEUS e Google discutiram o futuro da distribuição hoteleira.

Pablo Delgado, CEO da Mirai, empresa que ajuda os hotéis a otimizarem a sua distribuição, iniciou a discussão afirmando que não espera que o paradigma da distribuição mude significativamente até 2023. No entanto, defende que os hotéis têm muito trabalho a fazer, nomeadamente em termos de fidelização e custos de distribuição, “uma vez que os custos vão disparar e os hoteleiros não estão totalmente cientes disso”.

“Vemos uma recuperação nas vendas diretas causada pela pandemia”, observou Martin Aleixandre, CCO do Grupo Fuerte, uma cadeia hoteleira espanhola. Ao contrário de Pablo Delgado, Martín Aleixandre afirma que os custos de distribuição diminuíram em comparação com 2019, “agora podemos estar melhor treinados, e temos mais e melhor tecnologia que facilita o nosso trabalho”.

Patricia Rosselló, fundadora e CEO da Roibos – marketplace de distribuição Hoteleira B2B – comentou: “Há B2B e há B2C. Nos canais de distribuição, observo uma mudança significativa na abordagem B2B. No mundo B2B, onde tradicionalmente tem havido muitos intermediários e onde tudo é ambíguo, muitas plataformas e mercados de distribuição que oferecem transparência estão a emergir. Estes novos mercados são democráticos e transparentes; é possível escolher as regras do jogo e saber com quem se está a trabalhar. Proponho revolucionar os custos do B2B para uma distribuição mais rentável”.

Já Mariona Bragulat, diretora sénior de vendas para Espanha e Portugal da Amadeus, discutiu a tecnologia utilizada pelos hotéis: “Gostaria de me afastar do termo custos e, em vez disso, falar de investimento: investimento em dados e tecnologia de ponta, entender a jornada do cliente. Há muitos intervenientes e muita tecnologia, é importante que os hoteleiros (desde grandes cadeias a apartamentos de férias) saibam que plataformas existem”.

Miquel Trías, diretor sénior da Indústria de Viagens na Google, falou sobre o motor de metasearch mais difundido no Ocidente: “O nosso motor de metasearch tem crescido muito. Durante a pandemia, fomos capazes de nos adaptar à procura, diminuindo as barreiras de entrada, para que qualquer hotel pudesse ser integrado no nosso motor de metasearch e para que o utilizador tivesse toda a oferta disponível no local”.

Miquel Trías explicou, ainda, como trabalham com os hoteleiros: “Nos anos da pandemia, quando os hotéis procuravam mais através do seu canal direto, os hoteleiros queriam as mesmas regras de jogo que outros canais de distribuição. Para as pequenas cadeias, podiam começar a pagar o investimento em automação e aprendizagem de máquinas, diminuindo a diferença em relação às grandes cadeias hoteleiras. Nesse ponto, podemos começar a falar sobre a democratização da distribuição, caso em que os parceiros tecnológicos são fundamentais”.

Falando do impacto que o Google tem no setor, Pablo Delgado acrescentou: “Tem 84% da quota de toda a metasearch. Tem de estar lá, não importa o quê, pois é o líder no mundo ocidental (Europa e EUA), mesmo que existam outros como o Tripadvisor”.

Sobre o tema da distribuição, Pablo Delgado comentou: “Não sou a favor de uma distribuição aberta, mas limitada”. Só é conveniente abrir se oferecer incremento ou se for a um custo mais baixo. Se é um canal que lhe dá opacidade, eu rejeitá-lo-ia. Em vez de pensar em canais, recomendaria pensar na audiência que quero atingir, e os objetivos são uma grande fonte de tráfego direto. 80% dos canais que os hotéis têm podem ser fechados, porque isso não os afetaria de forma alguma”.

Em resposta à declaração de Pablo Delgado sobre a distribuição aberta, Martín Aleixandre, do Grupo Fuerte, sublinhou: “Quanto mais parceiros tiver, mais difícil é controlar, mas o risco de não ter pode ser pior”. Patricia Rosselló, da Roibos, também difere sobre a questão: “É preciso ter um plano B se uma empresa como a Booking aumentar o meu preço de 15% para 20%, eu defendo a diversificação e a distribuição”.

Miquel Trías, da Google, concluiu a sessão falando sobre como a Inteligência Artificial ajuda o cliente a concentrar-se na rentabilidade e no retorno, e não em palavras-chave e campanhas. “Com modelos preditivos, podemos prever a taxa de cancelamento. Hoje, os hotéis podem ser mais rentáveis e captar mais vendas”.

 

by TNEWS