Postado em quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 11:05

Os viajantes estão a postos para em 2023 partirem à descoberta do mundo. A acreditar num próximo ano em grande, Booking.com conduziu um extenso estudo para revelar as tendências de viagens para 2023, incluindo onde os viajantes pretendem ir, quais as suas inspirações de viagem e como o orçamento desempenha um papel fundamental nos planos de viagem.

 

2023 será o ano em que viajar ganhará um novo sentido

À medida que o mundo se adapta ao “novo normal” após um período de viagens internacionais limitadas e de confinamentos a nível nacional, os viajantes estão ansiosos para sair e explorar o mundo.

À medida que as restrições de viagens e os testes de Covid se tornam coisa do passado, o estudo revela que 73% das pessoas estão mais otimistas em relação às viagens do que em 2022. À medida que nos aproximamos de 2023 no meio de uma incerteza económica e política global, quase três quartos (72%) ainda consideram que viajar vale a pena.

Os tipos de férias e experiências mais populares em 2023

Para muitos, uma mudança de cenário e a oportunidade de aproveitar o sol é motivo suficiente para ir de férias. No entanto, é provável que 2023 veja uma mudança no motivo pelo qual desejamos tirar férias, bem como nos tipos de férias que tiramos.

Rumo à tranquilidade e ao prazer

As férias são uma ótima forma de descontrair e relaxar, mas em 2023 muitos viajantes pretendem ir mais além e usar as suas aventuras em prol da mente, corpo e alma. 42% dos viajantes pretendem fazer umas férias focadas na saúde mental e física, incluindo retiros para suavizar os processos de gravidez e menopausa. Quase metade (44%) pretende fazer retiros de meditação ou mindfulness.

Enquanto isso, alguns viajantes preferem tratar o corpo de outra forma. Mais de um terço (36%) quer fazer férias eróticas e explorar novas fantasias e formas de prazer.

36% também revela que pretende ter experiências psicadélicas com a ajuda de canábis ou substâncias psicadélicas como cogumelos ou ayahuasca. Isto significa que 2023 pode ver mais viajantes a optarem por mais países onde certos tipos de substâncias psicadélicos são permitidas, como os Países Baixos ou o Brasil.

Escolhas de viagem inspiradas na realidade virtual

Embora o mundo ainda não esteja pronto para viagens de ficção científica, a realidade virtual permite-nos ter uma ideia do que esperar. 43% utilizarão a realidade virtual para inspirar as suas escolhas, com 46% teriam mais probabilidades de viajar para algum destino que, de outra forma, não viajariam, se pudessem experimentá-lo virtualmente primeiro.

No entanto, alguns desejam passar vários dias no Metaverso, com mais de um terço (35%) a revelar que fariam uma experiência de viagem de vários dias em RA ou RV. À medida que a tecnologia de feedback tátil avança, os viajantes virtuais em breve poderão sentir a areia entre os dedos dos pés e o sol na pele sem precisar sair de casa.

Embora isto pareça emocionante, não é suficiente para dissuadir a maioria (60%) dos viajantes, que concordam que a viagem virtual não é tão gratificante quanto estar presencialmente num destino. Isto significa que as nossas previsões de viagem para 2023 nenhuns óculos de sol serão (ainda) trocado por óculos de RV.

Viagens em modo offline

Após vários confinamentos internacionais em que muitas pessoas não podiam sair das suas casas, muito menos viajar, tornamo-nos dependentes da tecnologia para entretenimento. Agora que a maioria das restrições foi suspensa, os viajantes desejam poder desconectar-se, com 55% a quererem passar umas férias longe da tecnologia.

Sobrevivência!

Não se trata apenas de desconectar da tecnologia, cada vez mais pessoas desejam vivenciar a simplicidade. Para isso, muitos viajantes querem usar as suas férias em 2023 como uma oportunidade para aprenderem habilidades de sobrevivência (58%). Isso inclui aprender como obter água limpa (53%), acender uma fogueira de raiz (42%), procurar comida na natureza (39%) e até incluindo como se preparar para um apocalipse (39%).

Conexão com a natureza

Sentar-se em frente a uma lareira aconchegante em algum lugar da floresta, longe de qualquer microchip, é a definição de felicidade para muitas pessoas ao viajar.

No entanto, quase metade (48%) só consideraria uma experiência longe da tecnologia se isso significasse ter alguns luxos. 53% das pessoas revelaram que precisariam do seu telefone e de uma Internet estável.

##À procura de choques culturais

Muitos de nós vivemos as nossas vidas numa certa rotina, e isso inclui as nossas férias. No entanto, os viajantes procuram uma pausa nas suas rotinas e 50% deseja experimentar um choque cultural em 2023.

Abraçar o desconhecido

Muitas pessoas estão habituadas a regressar a lugares onde tiveram estadias agradáveis, mas esta tendência reverter-se-á em 2023. Quase três quartos (73%) querem experimentar viajar fora da sua zona de conforto, com 30% com interesse em explorar cidades menos conhecidas para encontrar alguns tesouros escondidos.

Muitos viajantes (38%) pretendem um choque cultural de outro mundo e vão à caça de OVNIs. Isto significa que provavelmente haverá um aumento no número de visitantes a locais de avistamentos de extraterrestres, como Roswell, Novo México.

Enquanto isso, outras pessoas podem ir mais para este: 47% dos viajantes têm interesse em explorar iguarias exóticas, como a malagueta mais picante (o atual recorde mundial pertence a California Reaper, criada em Rock Hill, Carolina do Sul).

Viajar de forma económica

Com a economia global a não mostrar nenhum sinal imediato de melhora à medida que nos aproximamos de 2023, os viajantes estão a tornar-se mais preocupados com o orçamento, com 68% a ter muita atenção no valor gasto nas suas aventuras. No entanto, apesar das crises económicas e energéticas em curso, metade (50%) diz que investir em férias ainda é uma prioridade.

Priorizar os gastos com viagens

Após as restrições de viagens em 2020 e 2021, muitos viajantes conseguiram poupar o dinheiro que gastariam em férias. Como resultado, metade (49%) compensará a gastar mais durante as suas aventuras de 2023, enquanto 43% pretendem gastar mais dinheiro para maximizar a sua experiência. Um terço (33%) revelou que gosta de fazer compras nas férias, nomeadamente de coisas que não estão disponíveis em casa.

Como é que os viajantes estão a poupar dinheiro ao reservar férias?

Enquanto muitos pretendem viver a sua melhor vida durante as férias, os viajantes estão a encontrar formas de gastar menos para chegar ao seu destino.

Quase dois terços (63%) procurarão ofertas e outras formas de economizar, e mais de metade dos inquiridos (53%) estão dispostos a viajar fora de época ou através de rotas mais longas. Isto significa que a época baixa de 2023 pode ser um pouco mais movimentada do que a do ano passado, enquanto o verão pode ser um pouco mais calmo do que o normal. Isto pode ajudar a espalhar as multidões em atrações movimentadas, como Walt Disney World.

61% das pessoas também pretende planear as suas férias com mais antecedência, pelo que devemos ver menos viajantes de última hora em 2023.

O regresso das viagens de trabalho na ""vida real""

A pandemia permitiu que as empresas vissem o impacto positivo que o trabalho remoto poderia ter, o que levou muitos empregadores a adotarem uma mentalidade de “trabalhar a partir de qualquer lugar”. Embora os funcionários tenham gostado de ir à praia durante a hora do almoço ou de trabalhar nos seus portáteis à beira da piscina, as tendências de trabalho durante as viagens devem mudar em 2023.

Dois terços (66%) das pessoas querem que as suas viagens sejam estritamente livres de trabalho em 2023. No entanto, 51% querem que a sua empresa invista o dinheiro economizado com o trabalho remoto em viagens ou retiros corporativos.

Talvez isto seja algo que as empresas devam considerar, pois 59% acredita que explorar um lugar novo irá inspirará-los a serem mais produtivos no trabalho e 44% acredita que as viagens de trabalho ajudam à coesão do espírito de equipa.

Viagens nostálgicas

Nos últimos dois anos, a cultura popular viu uma espécie de ressurgimento da nostalgia, com os anos 80 e 90 a voltarem à moda. Parece que o mesmo acontecerá com as viagens em 2023, com quase nove em cada dez (88%) a quererem fazer uma escapadinha nostálgica.

23% dos viajantes gostariam de vivenciar a simplicidade, quando a nossa única preocupação era rebobinar a cassete VHS alugada e esperar na fila da Space Mountain.

61% dos viajantes querem sentir a adrenalina com uma viagem a um parque temático em 2023, com mais da metade (54%) planear tirar férias tendo como foco as reuniões familiares. Isto significa que os parques temáticos como o Universal Orlando Resort podem ser visitado por famílias multigeracionais em 2023.

 

Principais destinos tendência para 2023

Para ajudar os viajantes a descobrirem os melhores destinos para visitar em 2023, Booking.com mergulhou profundamente nas tendências globais de reservas para partilhar esses destinos mais populares com os viajantes.

São Paulo, Brasil

A 450 km a oeste do Rio de Janeiro fica a fabulosa cidade de São Paulo, que abriga alguns dos arranha-céus mais altos do país. Também está repleta de cultura e abriga o Museu de Arte de São Paulo, o Museu do Ipiranga, o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa.

Claro, há muitos hotéis de praia em São Paulo para quem procura aproveitar o sol juntamente com o lado cultural.

Budva, Montenegro

Budva pode ser uma pequena cidade montenegrina na costa do Adriático, mas com vistas perfeitas e belas praias de areia, oferece a oportunidade de relaxar durante o dia e aproveitar a eclética cena noturna.

Pondicherry, Índia

Localizada na costa sudeste da Índia, Pondicherry é uma cidade maravilhosa e descontraída com uma rica história francesa. Com muitas opções culturais e de relaxamento, os turistas aventureiros encontrarão muito para ver e fazer.

Pondicherry tem uma ampla variedade de lojas independentes, o que vai agradar a um quarto (25%) dos viajantes que quer incorporar acessórios locais ao seu estilo.

Querétaro, México

Em pleno centro do México, Querétaro pode não ter praias, mas compensa com uma variedade de ecossistemas, incluindo florestas tropicais, montanhas e desertos. Há uma abundância de oferta de passeios pela cidade para preencher os seus dias.

Bolzano, Itália

No sopé dos Alpes italianos e apenas a 85 km da fronteira austríaca, Bolzano é uma cidade medieval italiana que oferece esqui, história e vida noturna agitada. Sede do Museu de Arqueologia e do Castelo de Roncolo na encosta da montanha, não vai ficar sem coisas para ver e fazer nesta cidade diversificada e animada.

Para um terço (33%) dos viajantes que viajarão com amigos em 2023, Bolzano tem muito para oferecer em termos de entretenimento para o dia e para a noite.

Kota Kinabalu, Malásia

Na costa noroeste da ilha de Bornéu, Kota Kinabalu, muitas vezes referida localmente como KK, oferece quilómetros para explorar. Do Parque Nacional Kinabalu ao Monte Kinabalu, os viajantes podem fazer passeios a pé para ver orangotangos na natureza.

Para aqueles dias menos aventureiros, há muitas praias de areia branca com vista para o Mar da China Meridional. Kota Kinabalu é o sítio perfeito para os 21% dos viajantes que disseram que querem passar as férias de 2023 a relaxarem na praia.

Kalabaka, Grécia

Aninhado aos pés das montanhas rochosas, Kalabaka é um destino grego repleto de história e cultura religiosa. Os mosteiros de Santa Bárbara Roussanou e Meteora são locais que tem de ver para crer, construídos no século XI sobre imponentes formações rochosas

Há também muitos museus para visitar e alimentar as mentes curiosas, incluindo o Museu de História Natural, o Museu da Formação Geológica e o Museu da Cultura Helénica.

Santa Fé, Estados Unidos

Não faltam opções de diversão em Santa Fé, no Novo México. Entre elas, esquiar durante os meses de inverno e conhecer parte dos 1,6 milhões de hectares que compõe a Floresta Nacional de Santa Fé durante a primavera e o verão.

Reconhecida como uma cidade de arte, há também uma variedade de galerias e museus para visitar, desde têxteis e arte folclórica no Museu de Arte Popular Internacional até ao trabalho inspirador de Georgia O'Keeffe no Museu Georgia O'Keeffe.

Olomouc, República Checa

Muitos viajantes vão para a República Checa para desfrutarem da vida noturna em cidades como Praga. No entanto, a 235 milhas de distância, a cidade de Olomouc está repleta de arquitetura incrível e de ruas pitorescas repletas de restaurantes e cafés. Há também história e cultura para aproveitar, incluindo o Museu de Arte Moderna e a Catedral de São Venceslau, do século XII.

Hobart, Austrália

Hobart é uma cidade no sul da Tasmânia, às margens do rio Derwent. A oeste fica o Mount Wellington, uma montanha de 4 170 pés que oferece vistas de cair o queixo sobre o Wellington Park e os arredores.

A cidade também tem uma vida noturna animada, com uma seleção de bares, clubes e restaurantes, tornando Hobart o local perfeito para 72% dos viajantes abertos a férias centradas na vida noturna.

Metodologia

Estudo de Previsões de Viagens para 2023 encomendado por Booking.com e realizado entre uma amostra de adultos que planeia viajar em negócios ou lazer nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24 179 pessoas em 32 países e territórios participaram no estudo (incluindo 1 014 da Argentina, 1 006 da Austrália, 505 da Áustria, 504 da Bélgica, 1 009 do Brasil, 503 do Canadá, 1 009 da China, 1 010 da Colômbia, 505 da Croácia, 505 da Dinamarca, 1 010 da França, 1 001 da Alemanha, 500 de Hong Kong, 1 005 da Índia, 504 da Irlanda, 504 de Israel, 1 008 da Itália, 1 003 do Japão, 504 do México, 502 dos Países Baixos, 1 007 da Nova Zelândia, 1 009 de Portugal, 507 de Singapura, 1 008 da Coreia do Sul, 1 001 de Espanha, 505 da Suécia, 508 da Suíça, 500 de Taiwan, 504 da Tailândia, 1 006 do Reino Unido, 1 009 dos EUA e 504 do Vietname). Os inquiridos responderam a um questionário online em agosto de 2022

 

by  Booking.com