Perfil Rede-T

Filipe Ramalho
Páteo Real, Alter do Chão, Portalegre
Região do Alto Alentejo

Com 33 anos, Filipe Ramalho nasceu em Vaiamonte, Portalegre. Criado dentro do restaurante tradicional alentejano dos pais, tentou escapar a esse mundo até se render à sua maior paixão, a cozinha. Uma das suas primeiras memórias gastronómicas é o cheiro a cominhos vindo da sopa de cachola feita de entranhas após a matança do porco. 

Estudou cozinha na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e depois ganhou experiência em Lisboa e Cascais, no Bistro 100 Maneiras e no Grande Real Villa Itália, e mais tarde voltou a casa. Queria trilhar o seu próprio caminho na região que o viu nascer e conquistar o seu lugar. Conseguiu-o no Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, onde permaneceu seis anos como chefe de cozinha.

O seu novo desafio veio no seguimento de um trabalho de evolução e requer outro tipo de responsabilidade: ser proprietário e chefe. Páteo Real é o nome do restaurante que abriu em 2021 em Alter do Chão, bem perto do local onde nasceu. Já há muito que Ramalho queria um espaço que pudesse ter como base o receituário alentejano, mas com upgrades nas técnicas, na qualidade e no sabor. Fá-lo através do uso de produtos tradicionais, como o açafrão produzido na vila, que utiliza naquele que já é um dos ex-líbris do restaurante: o arroz de borrego.

Fotografia
Humberto Mouco