Perfil Rede-T

Julie Marteleira
Chefe de Cozinha – Alta Restaurante
Região Oeste Lisboa

Chama-se Julie Marteleira e nasceu no Canadá. Filha de pais portugueses que emigraram para Toronto, desde cedo se apaixonou pela arte da cozinha. Apesar da distância física, a família optava por seguir os trilhos do coração e marcar férias em Portugal, mais concretamente na Praia da Areia Branca, na zona da Lourinhã.

Estudou na George Brown e trabalhou em diversos restaurantes do grupo Oliver & Bonacini, uma das maiores e mais prósperas cadeias de restauração no segmento de fine-dining no Canadá. 

Fui num destes restaurantes, Leña que teve o seu primeiro cargo de chefia. Dedicado a homenagear o melhor da gastronomia argentina, foi chefe executiva durante alguns anos.

Apesar da experiência internacional, o regresso a Portugal esteve sempre nos sonhos e planos. Mudou-se com a irmã Jenny para a Praia da Areia Branca e adquiriram um antigo e tradicional alojamento local para transformarem em restaurante.

Apostaram numa decoração suave e moderna com diversos apontamentos artísticos provenientes das suas coleções pessoais e desenharam uma carta com o melhor que o mar e a terra têm para oferecer, com receitas tradicionais portugueses e outras de inspiração internacional.

Nascia assim o Alta, nome inspirado na localização privilegiada com vista para o mar.

Em setembro de 2023, Julie é uma das convidadas do Congresso dos Cozinheiros, que acontece em Oeiras, nos dias 24 e 25.