Perfil Rede-T

António Ribeiro
Chefe Residente – Sala de Corte
Região: Lisboa

Chefe Residente da Sala de Corte, é o braço direito do chefe Luís Gaspar, garantindo que nada falha na dança complexa desde o Josper até ao prato. Um cargo que assumiu em 2017, quando a Sala de Corte tinha apenas 28 lugares e outra localização.

Nasceu em Lisboa, em 1989, filho de gentes do Norte, “daquelas que gostam de estar à mesa”. Contudo, a gastronomia foi um caminho que acabou por escolher pela força das circunstâncias: tinha 18 anos quando começou a viver sozinho e se viu obrigado a cozinhar numa base diária, sabendo pouco ou nada sobre cozinha. Diz o ditado popular que ‘a necessidade aguça o engenho’, e no caso de António aguçou também a vontade.

Quanto mais explorava e experimentava, mais se enamorava pelos tachos, e rapidamente percebeu que era a isso que queria dedicar a vida. Estudou então Gestão e Produção de Cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e iniciou a carreira no boutique hotel York House, com o Chef Nuno Diniz. Seguiu-se depois um convite para integrar a equipa da 1300 Taberna, restaurante onde ficou durante 5 anos.
 
Partilhou várias vezes com o Chefe Luís Gaspar a presença em eventos do setor e a empatia e respeitos mútuos foi imediata. O convite para integrar a equipa da Sala de Corte não tardou e, embora António Ribeiro se assuma como um amante de peixe, não hesitou em aceitar o desafio da carne, nesta Sala de Corte que é também sua.