Perfil Rede-T

Lara Figueiredo
Chefe de Pastelaria no Midori
Região: Santarém

Chama-se Lara Figueiredo, é de Santarém e atualmente chefia a pastelaria do Midori, no Hotel Penha Longa, em Sintra.

O seu percurso começou cedo e sempre apostou na pastelaria com o objetivo de chegar às estrelas… Michelin “Muito pelos produtos que podia trabalhar, com glamour, e por todo o serviço que existe ao cliente”. Estudou na Escola Profissional do Vale do Tejo, e em 2017 ganhou o concurso Jovem Talento da Gastronomia Categoria Pastelaria.

Foi no Fortaleza do Guincho, onde trabalhou com o chefe de pastelaria Filipe Manhita e com o chefe Miguel Rocha Vieira, que começou a sua carreira. Passou pelo Belcanto e esteve no Sala de Corte. Em 2019, o chefe Francisco Siopa desafiou-a a juntar-se à equipa do Eneko Lisboa, do chefe Chef basco Eneko Atxa Azurmendi, onde esteve três anos. Seguiu-se depois o convite de abraçar a Pastelaria do Midori, um restaurante que tem a base na gastronomia japonesa. 

Considera-se muito criativa e gosta de trabalhar com produtos pouco usuais na Pastelaria e torná-los em sobremesas. Caranguejo ou batatas são alguns dos ingredientes que a chefe gosta de usar: “a ideia é mesmo chocar, no bom sentido”. A sobremesa mais “louca” que fez recentemente foi a de caranguejo. “Tem mesmo um lombo de caranguejo com folha de ouro. Esses processos de criação são todos feitos com o coração… Quando é com as sobremesas são sempre coisas que eu tenho no coração. Vou buscar recordações de quando era pequena, as coisas que comia, coisas pelas quais sou apaixonada.”