Perfil Rede-T

Chefe Ana Magalhães
Sub-chefe no Six Senses Douro Valley
Região: Douro (Lamego)

Chama-se Ana Magalhães e tem 27 anos. Nasceu no Porto mas sempre viveu em Lamego. É atualmente sub-chefe no Six Senses Douro Valley e em 2022 ganhou o maior concurso de cozinha para profissionais, em Portugal: o Chefe Cozinheiro do Ano

Começou o seu percurso ao optar pelo curso de Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego. Seguiram-se os primeiros estágios e experiências profissionais no Hotel Rural Quinta de Nossa Senhora do Carmo, Hotel Vila Park e Falésia Hotel. Teve então uma primeira experiência no Hotel Six Senses Douro Valley. Em 2014, ingressou na Casa da Calçada e, cinco anos depois, juntou-se de novo à equipa do Hotel Six Senses Douro Valley, onde está desde então.

Desde cedo que sabia que a cozinha estaria no seu destino, vontade essa muito impulsionada pela admiração que sempre sentiu ao ver a sua mãe cozinhar. E foi a essas memórias que foi buscar inspiração para desenvolver o menu com que se apresentou no concurso Chefe Cozinheiro do Ano - o seu maior desafio até então. 

Por agora quer continuar a desenvolver um trabalho coeso e sair da sua zona de conforto. Quem sabe, arriscar numa experiência internacional. Mas com uma certeza: marcar o seu lugar enquanto profissional de cozinha e transmitir a todas as mulheres que procuram uma carreira neste setor que, sim, é possível. 

“Gostaria que todas as mulheres que queiram entrar no mundo da cozinha sintam que podem chegar tão longe como os homens. O importante é que, em todas as cozinhas, haja liberdade de expressão e todos possam dar as suas ideias. Ter uma voz ativa é fundamental!” - afirma Ana Magalhães.

Usufrua da assinatura da INTER magazine com valor de desconto especial Associado Rede-T.

Fotografia: Humberto Mouco