Perfil Rede-T

Chefe Andreia Moutinho
Formadora de Pastelaria, ACPP - Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal
Região: Lisboa

Nasceu em Cascais, no seio de duas famílias ligadas às áreas do desporto e também da pastelaria.

Os avós paternos de Andreia Moutinho eram os proprietários de uma conhecida rede de pastelarias na zona. Parte da sua infância foi inevitavelmente passada dentro de fábricas de pastelaria e padaria e esse seria mesmo o caminho que acabaria por escolher a nível profissional ao formar-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Após o curso, decidiu que o seu futuro passava pelo estrangeiro e as suas primeiras experiências profissionais foram em Itália e em França, onde trabalhou com Stephane Betmon no Hotel Majestic e Alain Ducasse na Maison Ladurée.

Em 2014, de volta a Portugal, vai trabalhar para a Eric Kayser. De seguida tem passagens pelo Hotel Myriad e pelo restaurante Belcanto de José Avillez. A partir do ano de 2018 começa a dedicar-se inteiramente à formação em entidades como a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e a Universidade Europeia. Atualmente, é formadora na ACPP - Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, onde se orgulha do trabalho feito até então.

Aos seus alunos, Andreia transmite a ideia de uma pastelaria justa e humana, com foco no bem-estar físico e mental. Para si, esse é o futuro da profissão, juntamente com a utilização de ingredientes cada vez mais locais e de qualidade em sobremesas e doces.

Fotos: Cátia Barbosa e Filipe Vera-Cruz