Perfil Rede-T

Chefe João Viegas
Restaurante Atlântico, Vila Vita Parc Resort & Spa
Região: Algarve

Nasceu e cresceu em Tavira, no Algarve, numa quinta onde os produtos frescos eram a joias da coroa. João recorda os ovos frescos, as vegetais saborosos, a galinha guisada com ervilhas da horta e o perfume a hortelã desse cozinhado. Foi na cidade natal que se iniciou em cozinha no restaurante A Ver Tavira, muito pela razão de conseguir dar seguimento ao negócio de turismo rural desenvolvido pelos pais.

De seguida, parte para Lisboa onde durante dois anos faz parte da equipa do Eleven. Logo depois, faz estágios nos restaurantes Viajante, em Londres, Central, no Peru, Mugaritz, no País Basco e El Celler de Can Roca, em Girona. Entre 2013 e 2019, exerce o cargo de subchefe de Leonel Pereira no restaurante São Gabriel, em Almancil. Em 2015, vence o concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Entre 2020 e 2021 chefia o restaurante Check In, em Faro.

Já este ano, abraçou o cargo de chefe de cozinha do restaurante Atlântico, no hotel Vila Vita Parc, onde tem a oportunidade de aprofundar a cozinha algarvia, trabalhar os produtos regionais com a ambição de a levar a um patamar mais elevado. A horta de produção própria anexa ao hotel, com variedades de vegetais biológicos, é algo que o entusiasma para a sua cozinha criativa e para o futuro.

Foto: Filipe Vera-Cruz e DR