Perfil Rede-T

Chefe Filipa Carmo
Hotel Conrad Algarve
Região: Algarve

Natural de Faro, dividiu a sua infância entre o Algarve e o Alentejo e, até aos dias de hoje, tem bem presente as memórias das laranjas acabadas de apanhar das árvores, dos bolos de amêndoa das vitrines das pastelarias e do cozido de galinha com grão da mãe.

Filipa Carmo seguiu comunicação como área profissional para perceber mais tarde que o mundo da cozinha era a sua verdadeira paixão.

Depois do curso em gestão e produção de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vai estagiar para o entretanto encerrado restaurante São Gabriel, em Almancil, do chefe Leonel Pereira.

É numa passagem pela secção da pastelaria do espaço que acaba por se apaixonar pela área e por conquistar o seu espaço como chefe de pastelaria – cargo que exerceu ao longo de seis anos até 2019.

Encantava-lhe a pastelaria regional, de identidade, com respeito pela tradição e pelos produtos que ali podia fazer.

Em 2020 integra a equipa do Hotel Conrad Algarve, como chefe de pastelaria do restaurante Gusto, ao mesmo tempo, que nasce em si um fascínio pela pastelaria vegetal.

Na quarentena, inspirada pela pasteleira Sara Soares, começa a testar receitas e a encantar-se por esse mundo desafiante de trabalhar produtos sem origem animal a partir da pastelaria.

Após muito estudo, através de livros e cursos e também de inúmeros testes práticos, cria no mesmo ano uma marca em nome próprio e, atualmente, através da sua página de Instagram, tem disponíveis sugestões de bolos e sobremesas para venda.

Atualmente, a par da gestão da marca própria, Filipa tem a responsabilidade de no Conrad Algarve, dinamizar a oferta de cozinha vegetal dos conceitos gastronómicos do hotel. 

Recentemente, a pasteleira foi convidada a criar um doce comemorativo dos 15 anos do Mercado de Faro. Filó da Praça, assim se chama, é 100% vegetal e composto por dois ingredientes algarvios — a amêndoa e a laranja — e encontra-se para compra no espaço. 
 

Fotos: Humberto Mouco