Perfil Rede-T

Chefe Mauro Álison
Hotel Casa Palmela
Região: Estremadura

Natural da Moita, Mauro Álison guarda uma infância feliz e simples nas ruas da vila, a brincar entre cantos e recantos e a apanhar, sempre curioso, amoras no campo, lagostins no Parque Municipal e lamejinhas na praia do Rosário. Guarda na memória o cheiro do polvo assado na rua durante a festa da Moita, a açorda à Alentejana que o pai fazia e também a moamba de galinha, entre tantos outros pratos.

Desde muito cedo que se interessou pela cozinha e acompanhava com curiosidade o processo de feitura das comidas das avós, tias, tio e mãe. A cozinha parecia ser o seu destino natural, no entanto Mauro seguiu o curso de psicologia criminal na Universidade. Enquanto estudava, começou a trabalhar atrás do balcão nas festas académicas e mais tarde seguiu a carreia de barman até que surgiu a oportunidade de entrar na cozinha, na Portugália. A estaleca de um grande grupo de restauração deu-lhe força para prosseguir outros caminhos e partiu para uma nova aventura no Skyna Hotel Lisboa. Depois disso seguiu um percurso natural e ganhou experiências em espaços como Aqua Luz, Wood - Sushi in The box, 44 Vilamoura, Internacional Design Hotel, Clube Lisboeta e Nau Hotel & Resorts. Entretanto formou-se em cozinha e pastelaria pela ACPP como forma de consolidar conhecimentos e desafiar as suas capacidades. Em 2021 chegou a sua primeira chefia no Hotel Casa Palmela onde diz praticar uma cozinha de sabor e feita com amor. A sua inspiração tem origem em Portugal e África, culturas com as quais cresceu e isso evidencia-se nos seus pratos, com sabores marcantes.

O seu desafio é grande na Casa Palmela é grande. Além do restaurante do hotel, de nome Zimbral, Mauro Álison tem a responsabilidade de gerir outras atividades da unidade hoteleira com vertente gastronómica como casamentos, piqueniques e degustações vínicas. No terreno do hotel, conta com uma horta com produtos nascidos ali, um projeto que muito o orgulha, e que nas suas palavras, permite a evolução da produção e economia local, a proximidade com as pessoas e, sobretudo, o trabalho com produtos de qualidade e mais sustentáveis.