Perfil Rede-T

Chefes André Santos
Restaurante Santa Barbara Eco-Beach Resort, Ribeira Grande, São Miguel
Região: Açores

O “bichinho” da cozinha veio do pai, cresceu com o seu ensopado de borrego de “outro mundo” e com o sabor dos peixes que as gentes do Seixal tanto gostam. 

Mas André Santos também se arregala com a sua favorita da doçaria regional, a torta de Azeitão. A cozinha sempre fez sentido para este seixalense e palavra de escuteiro que enquanto lá andava costumava ser o cozinheiro designado.  

Decidido em esquecer o receio dos longos horários da profissão, iniciou a sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e estagiou no Pure C, na Holanda. O chefe também passou por Londres e por lá esteve quatro anos. Uma das chances foi trabalhar com o Luís Baena no restaurante Notting Hill Kitchen. 

De regresso a terras lusas, foi o Penha Longa que o reteve onde esteve no Midori e no Spices. Até que veio a repentina oportunidade de se tornar o chefe executivo do Santa Barbara Eco-Beach Resort, em São Miguel, Açores. 

Estar nesta ilha, rodeado de oceano e natureza, enche-lhe a alma e o melhor é mesmo o peixe. No menu fez já entrar uns churros de sapateira, uma ode à região e à sua infância. Sempre que pode, usa os produtos açorianos e da quinta biológica do hotel, pois além de ajudar os fornecedores locais, trazem qualidade ao prato. A este gosta de dar um twist asiático, mas existem desafios em estar no meio do oceano e por vezes é preciso pensar com mais antecedência para pedir certos produtos do continente. 

O peixe grelhado, as lapas e o queijo fresco com pimenta da terra são os seus pratos de eleição dos Açores, mas, na verdade, o que lhe importa é a cozinha com sabor e amor.