Nuno Fonte e Inês Beja, ambos cozinheiros e parceiros de vida, nasceram e cresceram a pouco mais de 20 quilómetros de distância um do outro: ela em Mangualde, ele em Canas de Senhorim, terras pertencentes ao distrito de Viseu.
Os dois jovens só viriam a cruzar caminhos a nível profissional no restaurante de fine dining Mesa Lemos, do chefe Diogo Rocha, onde ganharam ferramentas importantes no seu percurso enquanto cozinheiros. Antes disso, após formação profissional, somaram experiências em diversos espaços de restauração da região. Em 2020, ano de grandes desafios, o casal aventurou-se ao abrir uma casa em que as raízes e memórias de cada um pudessem brilhar.
A partir desta premissa inauguraram o DeRaiz, em Rebordinho, Viseu, na Beira Alta, um restaurante que tem como base a cozinha tradicional portuguesa e onde com recurso a receitas antigas, provenientes dos livros de receitas das avós de cada um, os cozinheiros aplicam técnicas modernas a juntar a um empratamento mais cuidado.
Dois exemplos são os ovos verdes da avó Raquel e os pastéis de massa tenra da avó Nazaré, verdadeiros casos de sucesso na carta desta casa tipicamente beirã, em que o granito encontra a madeira e onde esta dupla se propõe a juntar passado e presente, numa cozinha feita a partir de memórias com outros pratos típicos como a cabidela, o arroz de pato e o cabrito assado, acompanhados de referências vínica de produtores do Dão, claro está.