Biografia:
Chef Alexandre Silva
Num mercado cada vez mais competitivo, o chef Alexandre distingue-se pela irreverência, criatividade e inovação. Para além do LOCO, conta também com o Alexandre Silva no Mercado, um espaço que abriu no Mercado da Ribeira em parceria com a Time Out, e as previsões são a abertura de um novo espaço em 2018.
Estudou Cozinha/Pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia. O seu percurso começou em 2007, como Chef Executivo no restaurante Bocca, mas rapidamente ficou conhecido como vencedor do primeiro concurso televisivo de chefs profissionais em Portugal - o Top Chef – que se estreou na RTP1, em 2012. O concurso abriu-lhe portas para uma temporada num dos já considerados melhores restaurantes do mundo, El Celler de Can Roca, em Espanha.
Em 2012 mudou-se para o Alentejo, inaugurando o Alentejo Marmóris Hotel & Spa, também como Chef Executivo. Neste momento, o chef Alexandre tinha total liberdade criativa e a possibilidade de entrar em contato direto com os produtores, trabalhar no campo, conhecer novos produtos e experimentá-los. Voltou a Lisboa em 2013, para assumir a chefia de um dos restaurantes mais conceituados em Portugal, o Bica do Sapato e, logo depois, abriu o seu primeiro negócio privado, o espaço Alexandre Silva no Mercado. Mais tarde, apresentou o programa televisivo A Guerra dos Pratos, no canal FOX.
No final de 2015, abre o LOCO em soft opening e desenvolve o projeto I&D – Investigação e Desenvolvimento – um laboratório experimental onde desenvolve novas técnicas, testa novos produtos e produz novas criações. Em 2016, 8 meses após a abertura, o LOCO recebeu a mais alta condecoração na área da restauração - a Estrela Michelin, ficando assim na história de um dos poucos restaurantes do mundo a conquistar uma Estrela tão pouco tempo depois da sua abertura. Ainda nesse ano, foi também premiado na categoria de Prémio Especial para Destaque do Ano, pela Mesa Marcada, com o Garfo de Ouro, pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, do Jornal Expresso, que apresenta a seleção dos melhores restaurantes e alojamento de Portugal, e pela Time Out na categoria de Restaurante do Ano. Já em 2017, conquistou o Garfo de Platina e o Chef do Ano – os dois prémios correspondentes aos melhores do ano destas duas categorias.
Para 2018, tem planeada a abertura de um novo espaço.