Março de 2024

A plataforma REDE-T, apareceu na minha vida já a algum tempo, tive oportunidade de descobrir ofertas de emprego, depois de uma pequena pesquisa percebi que não era só uma plataforma de ofertas de emprego. Mas sim uma plataforma com acesso a informação relevante à Hospitalidade. Desde tendências, livros, documentação que elucidam na gestão de negócio… A REDE-T é uma plataforma que continuarei a utilizar e recomendar para receber e partilhar informações!

Pedro de Sousa

Alfacinha de Coração

Cortar ao meio no sentido longitudinal da alface cogolho sem as folhas maiores exteriores se estas apresentarem ausência de frescura.

  • 2% garum de frango
  • 2% de óleo de Salsa
  • 1% de Sal
  • 2% de sumo de limão
  • 3% de H2O

Levar à máquina de vácuo com o interior virado para a marinada 3x! reservar. No Serviço grelhar a parte interior cerca de 2 minutos. (A Temperatura pode variar, consoante a temperatura do forno!)
Servir com o tártaro no topo de cada metade em formato “pastel de bacalhau”

Para o tártaro

  • 160g de novilho
  • 1 colher de chá de alcaparras
  • 1 colher de chá de cebolinho
  • 1 colher de chá de cournichons
  • 10ml de molho de ostras
  • 10ml de fish sauce
  • Pimenta preta moída ao momento

Depois de cortada a carne, devemos juntar o molho de ostras, o cebolinho, chalotas e alcaparras, o fish sauce e os cournichons.
Retificar temperos! (Caso precise)

Sour Cream Fumado

  • 1L Natas Culinária

Fumar cerca de 6 minutos de forma indireta e reservar.

  • 100g de alho negro
  • 50ml sumo de limão

Bater tudo no thermomix depois de fumado, e juntar o sumo de limão filtrado. Com a ajuda de umas varas misturar o limão até as natas apresentarem uma consistência mais firme!

Tempo de confeção 30 min

Pedro de Sousa, natural da cidade de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, já não se lembra de quando a cozinha não constituía parte integrante da vida dele.

Apaixonado pela gastronomia tradicional portuguesa, estabeleceu desde sempre fortes ligações com os produtos que o melhor caracteriza e a sua relação coma vida do campo que traz sempre na memória e o torna quem ele é hoje deixando sempre essa marca da infância e do campo nos pratos.

Formou-se em cozinha e pastelaria na cidade de onde é natural. 

Desde os 15 anos que começou por meter as mãos à obra começando o seu percurso, numas férias de verão, com um estágio no famoso Museu do Pão, onde traz de lá algumas bases.

Mais tarde passou pelo Tivoli Coimbra e aos 18 anos, insatisfeito e com sede por aprender mais e vontade de mudar a sua vida, veio para Lisboa sozinho e sem ajudas, onde frequentou na Escola de Hotelaria do Estoril um curso de Especialização em Gestão Hoteleira, Restauração e Bebidas.

Enquanto estudava, não deixou de trabalhar: primeiro como ajudante de pastelaria na Pastelaria Ribeiro. Em 2014, fez um estágio no Hotel Tivoli de Lagos. Mais tarde assumiu a posição de Chef de Eventos na Casa do Marquês.

Terminado o curso, embarcou num novo projeto em maio de 2015: chefiar a cozinha da Champanheira do Largo com o chefe executivo Tiago Emanuel Santos.

A abertura do Great Tastings, essa realizou-se em meados da primavera de 2016 com a organização de jantares vínicos que tinham como foco as qualidades únicas dos vinhos nacionais.

O Sr. Lisboa entra nestas contas só em outubro de 2016, quando decidiu abraçar a oportunidade de fazer consultoria para o Sr. Lisboa e continuar a chefiar o Great Tastings simultaneamente.

No Sr. Lisboa teve toda a liberdade para criar um conceito e uma carta, uma verdadeira representação do seu “eu” como cozinheiro. O resultado dos seus processos técnicos e criativos e de uma evolução gradual, pelo outono de 2017, Pedro torna-se chef executivo do Sr. Lisboa, posição que ocupa até hoje.

A cozinha do Sr. Lisboa e o Jardim Sr. Lisboa, estão hoje a cargo do Chef Pedro de Sousa com 29 anos, gerindo assim diariamente as equipas dos dois espaços.