Janeiro de 2024

A existência de uma plataforma que congrega os mais diversificados tópicos de interesse para quem labora nesta área. Desde o anúncio de oportunidades de emprego à partilha de novos saberes, sempre atuais e vanguardistas, um site altruísta que tem um contributo ímpar para o mundo da hospitalidade.

Mauro Loureiro

PICA PAU

Ingredientes Quantidade

  • Vazia Novilho França 300 gr
  • Azeite Metro Chef 2 c.sopa
  • Banha 1 c.sopa
  • Alho descascado 1 dente
  • Louro 1 folha
  • Malagueta Fresca 1 (cortada às rodelas)
  • Vinho Branco Amália 50ml
  • Sal Grosso qb
  • Pimenta Branca Moída qb
  • Pickles (picados) 1 c.sopa
  • Coentros (picados) 1 c.sopa

Preparação:

  1. Numa frigideira, coloque o azeite e a banha, em lume médio alto.
  2. Temperar, generosamente, os cubos de vazia com sal grosso. Quando o azeite e a banha estiverem bem quentes, adicione os cubos de vazia.
  3. Baixe o lume e deixe a carne fritar sem mexer, para que caramelize bem.
  4. Vire os cubos de carne, adicione o alho, o louro e a malagueta, deixe fritar mais um pouco e refresque todo o preparado com vinho branco.
  5. Deixe levantar fervura, retire do lume.
  6. Emprate num prato côncavo os cubos de carne, o molho, a malagueta, o alho, as folhas de louro.
  7. Adicione o pickle picado e os coentros.
  8. Sirva com fatias de pão acompanhado de batata frita.

Mauro Loureiro

Aprofundou a sua paixão pela Cozinha com Chefs de renome Internacional, como o Chef Yannick Alléno (França) e os Chefs Sergio Herman & Syrco Bakker (Holanda), cujos espaços foram reconhecidos com estrelas Michelin.

Foi, contudo, em Setúbal, onde reside desde 2009, que deixou a sua marca indelével no projeto Mar ao Largo. Após conclusão do Mestrado de Ciências Gastronómicas na Universidade Nova de Lisboa, assumiu as funções de Coordenador do Curso de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Foi convidado para participar na conceptualização de um projeto pioneiro na Europa, a NX Academy, by NX Hotelaria, como Chef Executivo.

Desenvolveu um projeto digital que visa promover os locais icónicos e produtos impares regionais. Portugal Bem Temperado é um programa de divulgação gastronómica e turística, de cinco episódios, filmado em cenários naturais de cortar a respiração. Os protagonistas são os produtos regionais harmonizados com vinhos da Península. A primeira série incidiu na cidade de Setúbal.

Mais recentemente abriu o "Sóce", uma clara alusão à pronúncia particular na região aliada à fonética da palavra "molho" em Inglês. Nesta casa de comeres tipicamente portugueses, pretende-se refletir a experiência do Chef conquistada até ao momento. Sobre o projeto, Mauro Loureiro sublinha que "temos como manifesto a valorização dos produtos de excelência e da boa comida, e como missão a partilha desta paixão a quem entra no nosso espaço e se senta à nossa mesa. Este é um local onde haverá espaço para a criatividade, irreverência, inquietude e audácia"