Dezembro de 2023

A REDE-T é uma excelente plataforma de networking, grande apoio e ferramenta de partilha de de contactos e informações. Sem partilha não há crescimento e por isso a REDE-T ser tão importante para a ligação de todos os setores de hotelaria, turismo e restauração em Portugal.

Marta Caleira Nunes

Carré de Borrego, Raz el Hanout e Batata-doce

Marinada
Juntar água, sal, açúcar, tomilho limão, alecrim, pimenta, pau de canela e cravinho. Marinar durante 25 minutos.

Crosta Carré de Borrego
Começar por arranjar, tirando o excesso de gordura da peça dos ossos, porcionar e proteger com papel alumínio os ossos de seguida, corar em azeite o carré, virando sempre que necessário e com um pouco de tomilho a aromatizar o azeite. Depois de corado, pincelar com mel e colocar a crosta.

Crosta de ras el hanout
Começar por tostar avelã. Picar coentros. No processador, colocar a avelã tostada, os coentros picados e raz el hanout. Depois de triturado, tostar o preparado numa frigideira.

Puré de Batata-doce

  • Batata doce 800g
  • Manteiga sem sal 100g
  • Melaço de cana 20g 
  • Vinagre de moura 10g

Assar as batatas-doces com sal grosso em alumínio, a 180ºC. Retirar pele e reservar polpa. Colocar num tacho manteiga e deixar derreter até ficar noisette. Adicionar a batata-doce, o melaço, vinagre e a flor de sal. Triturar com a ajuda de um processador.

Cenoura glaciada com laranja
Descascar e bringir cenoura. Saltear cenouras em azeite e manteiga, temperar com sal e adicionar sumo de laranja.

Jus de borrego
Assar os ossos e os aromáticos, a 200ºC. Passar tudo para uma panela, juntamente com alho e cebola grelhada, fritar e refrescar com vinho tinto; de seguida, adicionar água e reduzir até 2/3. Coar tudo e reservar. Numa caçarola colocar uma noz de manteiga, raz el hanout e cardamomo; depois adicionar caldo de borrego e deixar reduzir. Quando reduzido, passar por passador fino e retificar temperos.

Marta Caleira Nunes, 25 anos, natural de Palmela. Cozinheira desde os 19 anos.

Apaixonada por gastronomia, percebe o amor pela comida com “o ato de estar à mesa”. 

Com 14 anos integra Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, onde fez ensino secundário, concluiu a sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, tendo estagiado em restaurantes de fine-dining, como o Feitoria, Alma e no hotel L’AND Vineyards em Montemor o novo.Começou a sua carreira profissional no Tabik, em Lisboa. Seguiram-se o Bairro Alto Hotel, Sublime Comporta Beach Club e o Sublime Comporta Country House Retreat.

Atualmente é Sub-chefe júnior no Restaurante Boubous, da chefe Louise Bourrat.

Em 2022 vence primeira edição de Jovem Talento da Gastronomia edição profissionais Chaine de Rotisseur. 

Sendo a primeira a representar Portugal no concurso internacional Jeune Chef Rotisseur.
Em 2022 integra Equipas de Competição Culinária, fez parte da equipa Júnior no Culinary World Cup 2022, em Luxemburgo e prepara-se para IKA Culinary Olympics 2024, na Alemanha.