Nascido em Aveiro terra das salinas e dos ovos moles, no dia 04 de Junho de 1993, de pais ilhavenses, Ílhavo terra de pescadores e do bacalhau.
A cozinha não tinha grande influência no início da minha vida, pensava eu, o meu avô materno que andava na pesca do bacalhau durante muitos anos, também ajudava na cozinha do navio, e pensando bem, agora, sinto que acabou por ser uma influência na minha entrada para este mundo da cozinha.
Sempre tive o fascínio pela ciência e pela engenharia e pelo desporto, e todo o meu percurso inicial foi delineado para isso. Estudei Ciências e entrei em Engenharia Eletromecânica no ISEC, em Coimbra e fui federado em basquetebol (e ainda sou). Aparentemente, o destino não passava pela engenharia, comecei a ganhar o gosto e a aprender a cozinhar a ler livros, programas, vivendo sozinho fora do conforto da comida da mãe.
Assim, mudei para um curso de Gestão e Produção de Cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e a paixão pela cozinha foi crescendo. Estagiei no Hotel The Lake Resort, em Vilamoura. Passei pelo Restaurante Foz Velha, com o chefe Marco Gomes, no inicio da minha carreira e depois passei pelo restaurante Subenshi, em Aveiro, onde aprendi e aperfeiçoei técnicas que tinha bastante interesse.
Entretanto, surgiu um convite para abraçar um projeto na Comporta como cozinheiro de 1ª e assim foi, em 2017 segui para o Hotel Sublime Comporta, sob a consultoria do chefe Ljubomir Stanisic.
Tem sido uma constante aprendizagem e evolução dentro da empresa e em 2020, com a entrada do chefe executivo Hélio Gonçalves, subo para a posição de chefe de cozinha, passando antes por sub chefe junior e sub chef.
Tiago Maio