Abril de 2022

A Rede-T é um veículo importantíssimo como facilitador na comunicação entre profissionais da hotelaria/restauração e turismo, bem como, no processo “ensino-aprendizagem” crucial na nossa área. Garante a necessidade de nos relacionarmos enquanto grupo e facilita a integração da nova geração de profissionais. Como plataforma digital, através das redes sociais, essa partilha do conhecimento acontece, numa velocidade muito acelerada permitindo que a nossa comunidade interaja de uma forma simples, descomplicada e acessível a todos nós. Junta-te à Rede-T.
“Junta-te aos bons e serás como eles…”.

Paula Peliteiro

Cheese cake de salmão fumado

Ingredientes base 

  • 200gr torradas trituradas 
  • 2 ovos 
  • 25gr manteiga sem sal amolecida 

Ingredientes creme 

  • 100gr de salmão fumado 
  • 3 ovos 
  • 100ml leite 
  • 300gr cream cheese 
  • 1cs folhas funcho fresco picado 
  • Sal e pimenta a gosto 
  • Salmão fumado para acompanhar 

Passo a passo 

Misture a torrada triturada com os ovos e a manteiga até obter uma mistura homogenia. Forme uma base compacta numa forma redonda de fundo removível (+-16cm) untada com manteiga. Leve ao forno a 180ºC, cerca de 10mn, enquanto prepara o creme. 

Para o creme, triture todos os ingredientes no liquidificador e cubra a base de pão na forma. Leve ao forno, cerca de 20mn a 180ºC. 

Sirva com pedaços de salmão e folhas de funcho fresco.

Chefe Paula Peliteiro

Paula Peliteiro nasceu em 1966, em Vila Nova de Famalicão, onde fez os seus estudos iniciais e secundários. Com 18 anos ingressa numa escola de artes no Porto (ESAP) e, em 1989 termina os seus estudos superiores. Em 2000 termina mestrado na Universidade Federal da Paraíba no Brasil, ainda na área da Educação. 

A cozinhar, começou muito cedo com a mãe Nilde, filha de cozinheira profissional com restaurante, a avó Amélia. 

Depois de muitos anos a coordenar atividades artísticas é em 2001 que abre o seu primeiro restaurante no Brasil. O projeto “Sra.Peliteiro”, Restaurante & Eventos, que lhe deu notoriedade a nível nacional, nasce em 2011, no centro histórico de Fão. Em 2016 o projeto ganha outra dimensão com a mudança para a Quinta da Barca, também em Esposende. 

Desenvolve as técnicas culinárias que aprendeu com sua mãe, desde pequenina, com cursos de formação entre Portugal, Brasil, Espanha e França, o que lhe permite ser formadora, há já vários anos, nas áreas de cozinha e pastelaria em escolas profissionais de hotelaria/ restauração. 

Com uma cozinha muito própria, a partir da cozinha tradicional com produtos locais, e influenciada pelas suas diversas viagens gastronómicas, o “Sra. Peliteiro” tem sido distinguido com diversos prémios como o 1º lugar no Concurso do Vinho do Porto 2018 - Melhor Prato a nível nacional – e, referido com destaque pela imprensa nacional inúmeras vezes ao logo destes 11 anos de existência. 

Paula Peliteiro, é Chef convidada de programas de culinária do Porto canal TV, bem como, assídua presença na “Praça da Alegria” da RTP1. 

Acaba de lançar uma marca de Doçaria Tradicional destinada à hotelaria e restauração que não tenham produção própria ou que queiram potencializar a experiência dos seus clientes oferecendo doces de alto padrão de qualidade, sabor e segurança alimentar.