Fevereiro de 2022

É uma mais valia, uma ferramenta para a nossa indústria , que não passo uma semana sem olhar o que há de novo no site.

Vitor Veloso

Falso Bacalhau à Brás com Ovo Escalfado e Bacon Crocante

Tempo de confecção 30 min
  
Espuma de bacalhau:

  • 1 posta de bacalhau ( 200gr aproximadamente)
  • Alho 50 gr 
  • Natas 150ml 
  • Cozer a posta em agua e o dente de alho, quando estiver cozido , reservar a agua e reservar um pouco do bacalhau para o empratamento
  • Triturar tudo num mixer e juntar um pouco de natas e agua da cozedura.
  • Colocar num sifão com duas cargas próprias.

 
Escalfar ovo em agua sal e vinagre , cozinhar a gosto mas de preferencia cru no meio.

Bacon crocante: 100gr
Fritar o bacon cortado em cubos pequenos em banha de porco
 
Creme de alho doce:

  • Alhos 200gr
  • Natas 50ml
  • Manteiga 50gr

Ferver os alhos em agua em 7 vezes 
Num Blender tritutar os alhos fervidos com as natas e a manteiga.
Empratar:
Colocar o ovo com no centro do prato e algumas lascas do bacalhau reservado 
Colocar a espuma a volta a batata palha por cima , o bacon salpicado e o creme de alho a volta.

Chefe Vitor Veloso

O Chef Vítor Veloso teve oportunidade de viajar muito e desde cedo, e como resultado grande parte da sua carreira de 20 anos foi construída fora de Portugal. Assim, foi aprendendo os segredos e virtudes de cozinhas de todo o mundo, começando com a cozinha portuguesa, passando pela francesa, italiana e brasileira, e chegando às técnicas e sabores da gastronomia japonesa. No entanto, é a cozinha mediterrânica e de autor que mais o inspiram e que melhor definem Vítor Veloso como Chef.

Dos vários destinos internacionais no seu curriculum gastronómico, Londres foi o que teve mais impacto na sua carreira: trabalhou no hotel Ritz London com o Chef John Williams, na Fortaleza do Guincho com o chefe Marc Ouedec , passou pelos estrelados Manor House Castle Combe* e Viajante* respetivamente com o Chef Richard Davies e com o Chef Nuno Mendes, ( estágios) tendo ainda chefiado a cozinha do restaurante Portal. Em Londres foi também Chef da Embaixada Portuguesa, onde teve oportunidade de servir dois Presidentes da República e vários ministros.

Em “casa”, o Chef Vítor trabalhou em hotéis de 5-estrelas, incluindo o Conrad Algarve, e restaurantes com estrela Michelin, como o Fortaleza do Guincho, tendo-se igualmente aventurado como Chef Privado, em particular na área do Triângulo Dourado algarvio. Esteve também no lançamento do restaurante À Terra no Vila Monte Farm House, um lugar idílico no sotavento algarvio, com um conceito baseado no uso dos produtos sazonais e locais como o azeite, a flor de sal, os figos, a alfarroba, as laranjas e muitos outros.

Nos últimos anos passou pelos Açores como chef de cozinha do emblemático hotel açoriano , Terra Nostra Garden Hotel.

De regresso ao Algarve em 2021 decide abrir um sonho antigo o Aurora by Vitor Veloso em Loule, é uma restaurante de cozinha de autor com produtos portugueses e influencias das suas viagens.