Dezembro de 2021

“A partilha do conhecimento do mais simples ao mais erudito é um dever. Todos recebemos um talento temos a obrigação de o multiplicar de o colocar ao serviço dos outros para o bem comum, a Rede-T serve de base a esta interligação dos vários saberes que contribuem para uma sociedade multifuncional e interactiva.
Winston Churchill escreveu “A vida dá lições que só se dão uma vez” daí a responsabilidade em aprender, ensinar e comunicar é isso que a Rede-T faz no seu trabalho contribuindo para que todos nós meditemos sobre qual o nosso papel no trabalho que o mesmo é dizer no Mundo parando para escutar e por vezes também contribuir dando testemunho.”

Hélio Loureiro

Tripas à Moda do Porto

Para 8 pessoas

  • 1 kg de tripas de Vitela
  • (folhos, favos e touca)
  • 1 folha de louro
  • 1 mão de vitela
  • 100 g de chouriça de carne
  • ½ orelheira de porco
  • 100 g de toucinho entremeado
  • 100 g de presunto
  • 100 g de salpicão
  • ½ frango do campo
  • 1 kg de feijão manteiga
  • 150 g de cenoura em rodelas
  • 2 cebolas picadas
  • 1 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  • Sal e pimenta
  • 1 colher de chá de colorau
  • 1 colher de chá de cominhos em pó

1º depois de bem lavadas as tripas e esfregadas com sal, limão cozem-se em água abundante com sal grosso.
2º coza numa panela à parte a orelha, o frango, vá retirando conforme estando cozinhadas
3º coza o feijão demolhado 
4º leve ao lume o azeite com o alho, a cebola picada, a cenoura em rodelas e deixe alourar, junte o presunto em cubos, a chouriça em rodelas e o salpicão em meias luas, acrescente as tripas cortadas em quadrados e as carnes em pedaços menos a galinha. Deixe estufar tempere de sal, pimenta e colorau.
5º Junte o feijão e deixe apurar 
6º Desfie o frango e reserve
7º estando bem apurado coloque numa terrina, salpique com salsa picada, o frango desfiado e os cominhos. 
8º acompanhe com arroz branco 

Chefe Hélio Loureiro

Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de trinta anos de carreira, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Gastrónomo e investigador da arte da cozi¬nha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, autor de mais de vinte livros de gastronomia, apresentador de programas de televisão, cronista em diversas publica¬ções, tem vindo a ser convidado para inte¬grar o júri de concursos internacionais e nacionais. 
Mestrando na Universidade de Coimbra na Faculdade de Letras em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade

Iniciou a sua carreia no restaurante “Zé da Calçada em Amarante”, fazendo parte da brigada da abertura do Hotel Le Meridien Porto, abre como sub-chef Executivo o Hotel Quinta do Lago da cadeia Orient Express, regressa ao Porto como chefe executivo do Hotel Sheraton, foi chefe executivo de cozinha e diretor de desenvolvimento de produto do Porto Palácio Hotel e da Solinca Eventos e Catering, Chefe executivo no Dunas Douradas Beach Club, Chefe executivo do Grupo Jase dos hotéis Douro Palace e Douro Royal Valley

Estagiou ainda muito jovem no “les Champs “com duas estrelas Michelin em Paris, no Yamato” Passaporte para o Japão” , de cozinha Japonesa, teve uma passagem por Bruxelas, Luxemburgo, Paris e San Diego dentro da cadeia Starwood e Luxury colection.
Fez inúmeros festivais de cozinha portuguesa em Cuba, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Noruega, Canadá, onde levou a conhecer a cozinha tradicional portuguesa e os produtos nacionais.

Depois de três anos como chefe de cozinha do Futebol Clube do Porto, foi convidado para a Selecção Portuguesa de Futebol em 1996 estando presente em inúmeros campeonatos europeus e mundiais e tendo criado a selecção de cozinheiros que hoje integram as diferentes selecções dos vários escalões. Foi agraciado com a medalha de ouro ao Mérito Desportivo em 2004 pelo trabalho desenvolvido durante o Europeu.

Em 2003, foi eleito Chefe do Ano pela Academia Gastronómica Portuguesa. 

Foi distinguido pelo Estado Português com o grau de Oficial da Ordem de Mérito pelo Dr. Jorge Sampaio.

Distinção que juntou à de Comendador e Cavaleiro da Ordem de São Miguel da Ala.

Recebeu o Diploma de Honra e medalha de ouro da ARHESP em cerimónia presidida pelo então Secretário de Estado do Turismo.
No Centenário da Comissão dos Vinhos Verdes foi lhe entregue o Diploma e medalha de mérito pelo trabalho desenvolvido pela divulgação da Região dos Vinhos Verdes. 
Feito Cavaleiro e elevado a Infanção da Confraria do Vinho do Porto.
Trinta e seis vezes confrade e fundador de con¬frarias enófilas e gastronómicas nacionais e internacionais, com destaque para a Confraria das Tripas à moda do Porto da qual foi fundador e Presidente. 

Foi homenageado pela sua cidade natal, o Porto, com a Medalha de Honra e Mérito pelo Dr. º Rui Rio pelos serviços prestados ao serviço da sua cidade natal.

Recebeu a medalha da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e foi elevado a Cavaleiro por Sua Alteza Real Dom Duarte de Bragança, chefe da casa real portuguesa.

Durante mais de sete anos foi apresentador e autor do programa semanal “Gostos e Sabores” na RTPn, emitido depois na RTP Internacional, Africa, Açores e Madeira onde deu a conhecer a História de várias localidades, iguarias e teve como convidados, inúmeras personalidades publicas de grande destaque Nacional e reconhecimento publico.  

Distinguido pela ARHESP com o Prémio “contributo para a defesa da gastronomia como património” pelo trabalho desenvolvido no Douro em 2015. 

Em 2017 teve um programa na RTP 1 “Nutriciência” onde deu a conhecer o valor da gastronomia portuguesa em equilíbrio com a nutrição em parceria a Doutora Patricia Padrão da Universidade do Porto, sendo o grande vencedor do Prémio Educação Alimentar da 8ª edição do Food & Nutrition Awards!

Frequentemente convidado para palestras e conferências em Portugal e no estrangeiro em várias universidades em diversos fóruns médicos e sobre gastronomia e desenvolvendo projetos na área da saúde, nutrição e equi¬líbrio ecológico

Em 2018 viu o seu livro “eat à la Moda do Porto “ ser galardoado com o terceiro lugar entre os melhores livros de gastronomia do mundo no maior concurso de livros de gastronomia do mundo que se realiza na China. 

Actualmente é consultor do Grupo Trivalor, do Continente da Sonae Distribuição e da SóCatering assim como da ASPOC.

Mantem uma actividade e ligação muito forte à cidade do Porto em várias associações de foro social que preside e intervêm. 
 
É presença semanal na RTP na Praça da Alegria às terças-feiras numa campanha destinada à diminuição do sal com o alto patrocínio da Associação Portuguesa de Nutrição. 

Tem crónica mensal na Continente Magazine ( a revista de maior tiragem nacional)  “ Receitas com História” onde dá a conhecer as pequenas histórias das receitas de culinária.