Março de 2024

É uma plataforma interessante e importante para a nossa indústria, não só para quem já está a uns anos na área pois é sempre bom ver o nosso trabalho ser divulgado, mas também para quem quer começar com ofertas de emprego nas diversas áreas do turismo!

Rafael Machado

Veneto

Ingredientes:

  • 50ml Tanqueray Ten 
  • 10ml Luxardo Maraschino 
  • 25ml Cordial Aipo & Manjericão 
  • 15ml Solução Málica 7%
  • 4 drops Solução Salina 20%

Decoração: Flor 

Método: Shake & Fine Strain 

Copo: Nika & Nora

Cordial Aipo & Manjericão 

Primeiramente extrair o sumo do aipo através de uma Fast Juicer.
Para 1litro de sumo juntar 1kg açúcar e 50gr de ácido cítrico e misturar com uma varinha magica. 

Em seguida usar 50gr de manjericão fresco e colocar em água a ferver (Bringir) durante 30 segundos e logo de seguida colocar em água fria, evitando oxidação aumentando assim a sua durabilidade. Somente após este processo é que se pode juntar o manjericão e mistura-se novamente com varinha e depois filtrar com superbag. 

Em seguida é necessário clarificar o cordial levando-o ao calor numa panela usando 0.5% de agar-agar. Após este processo basta deixá-lo em banho de gelo num recipiente durante 2h. 

O seguinte passo é filtrar com filtro de café, tendo o cuidado de perceber que a primeira filtragem ainda vai conter cor, tendo assim de passar esse início de filtragem novamente para o filtro. 

Neste caso a clarificação e necessária para poder dar uma cor constante e durabilidade do cordial, usando corante alimentar, no caso verde.

Rafael Machado, tenho 24 anos, natural de Braga e entrei no mundo da restauração aos 14 anos pois ajudava no café do meu pai, o que foi fundamental para despertar meu interesse na área e motivou-me a procurar mais conhecimento. Optei então por fazer um curso profissional de Restaurante/Bar na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) em Vila Verde, onde passei três anos.

Na cidade de Braga, estagiei e trabalhei no Hotel Meliã Braga e posteriormente no Vila Galé Braga, no qual participei na sua abertura. Durante esse período, sempre tive um fascínio pelo mundo dos bares e dos cocktails, então aproveitei para realizar várias formações na Mr & Ms Bartender e na Bartending Project. Entretanto decidi dar um passo além e inscrevi-me num curso internacional na European Bartender School (EBS) em Madrid. 

Após a conclusão do curso, mudei-me para a cidade do Porto e comecei a trabalhar na Vermuteria Gastrobar, onde passei dois anos a aprender e conhecer o cenário de bares na cidade, sendo o The Gin House o seguinte desafio pois tive a oportunidade de desenvolver um menu de cocktails com base de gin, uma tarefa desafiadora, pois o bar ainda não oferecia esse serviço. 

Consequentemente surgiu a oportunidade de me juntar à equipa do The Royal Cocktail Club, onde estou atualmente, sendo este bar muito especial para mim, pois foi o motivo que me trouxe para a cidade do Porto e representa um marco importante na minha jornada profissional.