Março de 2023

Plataforma digital que aborda de forma ampla e inteligente a indústria do turismo, hotelaria e restauração ou de uma forma mais abreviada, a hospitalidade! Aqui pode-se encontrar muitas e variadas ferramentas que nos podem ajudar de várias maneiras. Na REDE-T destaco duas coisas que tem a minha consideração e respeito sendo uma delas a partilha de conhecimentos, sendo a outra, a oportunidade de todos os messes darem a profissionais a oportunidade de se apresentarem e dar a conhecer sua carreira e um pouco de seus trabalhos. Portanto – “temos aqui ingredientes para um cocktail perfeito”. Um bem aja e parabéns a todos os envolvidos.

Rui Estrela

LadyBugStar

Contar a história que envolve esse cocktail é contar um pouco da minha vida familiar. Sendo um assunto pessoal gosto de partilhar por um bem maior! A intenção aqui é somente para que possa servir de inspiração e esperança para aqueles que procuram “o amor maior”, a não desistirem.

Um cocktail que é um tributo ao amor porque “SÓ O AMOR NOS SALVARÁ”. A história do nome dado a esse cocktail está envolta de muito amor! Era um sonho meu e da minha esposa sermos pais, mas para esse sonho poder-se realizar tivemos que recorrer à ciência na medicina. Ao fim de 7 anos, muita luta, esperança e resiliência, à 7ª tentativa nasceu o maior amor que um ser humano pode ser presenteado, o nascimento de um filho que no nosso caso foi uma menina a Joana “a nossa Joaninha”, que herdou o meu sobrenome, Estrela.

Então traduzindo para o inglês, Joaninha Estrela ficou - LadyBugStar.

Ingredientes

  • 5 cl Johnnie Walker Black Label 
  • 5 cl Cordial Anona Caseiro 
  • 10 cl Ginger Beer (Fever Tree) 
  • Gotas Bitter Maçã Caseiro 

Ferramentas – Próprio copo, Gelo, Colher de Bar. 

Método - Construa no próprio copo. Encher o copo com gelo, adicionar os ingredientes e com a colher de bar dar uma mexida para envolver tudo. 

Copo - Estilo Highball. 

Guarnição - Flor capuchinha, tomilho limão e rocha negra (basalto). 

Notas de prova - Delicado, notas de baunilha, cítricas e tropical depois frescura picante e no final leve e delicados sabores defumados. 

200ml 8.5%Vol.

Guarnição: 
Rocha Negra (Basalto) - elemento simbólico representa a força da natureza surge a partir da lava expelida por vulcões que chega até ao mar, resfria -se pela exposição à água e acaba endurecida − sendo trazida até as praias pela força das ondas. Um processo rápido, mas que mostra a força da natureza em criar e (recriar) as coisas e a fazer do volátil algo sólido.

Flor Capuchinha - elemento simbólico representa a paz e o amor A flor simboliza beleza, alma, pureza, amor, fertilidade, natureza, criação, infância, juventude, harmonia, perfeição espiritual e o ciclo vital.

Tomilho Limão – elemento de ligação ao cocktail sendo um ingrediente que entra na composição do cordial Anona, faz a ligação à bebida trazendo notas cítricas que liga com o Johnnie Walker Black Label e a ginger beer.

Cordial Base
Tempo de preparação: 15 minutos

750GR - Açúcar 750GR - Água quente 10GR – Flor de sal 25GR - Ácido Cítrico 5GR - Cremor Tártaro 

1 – Juntar todos os ingredientes. 2 – Mexer até ficar tudo dissolvido. 3 – Guardar em um frasco no frio.

Cordial Anona
Tempo de preparação: 9 horas

20GR – Chá preto bergamota (folha solta) 10GR – Tomilho Limão Raspa de um limão médio (só a parte amarela) 300GR - Anona 600GR – Cordial base 

1 – Juntar tudo em um saco de fechar a vácuo. 2 – Cozinhar em sous-vide por 6 horas a 60° graus.  3 – Deixar voltar a temperatura ambiente. 4 – Filtrar com filtro de papel de café para frasco e guardar no frio.

Bitter de Maçã caseiro
Tempo de preparação: 4 semanas

Casca de 6 maças vermelhas, casca de meio limão (sem a parte branca), 1/2 pau de canela (Esmigalhado,) ½ colher chá pimenta da Jamaica, ½ colher de bar Losna, ½ colher de bar de Fel da Terra, 4 cravinhos da índia, 400ml bourbon, 200ml água, 1 colher sopa de xarope demerara. Junte tudo num frasco excepto a água e o xarope e cubra com o Bourbon, deixe ficar por duas semanas e vai mexendo todos os dias. Separe o líquido do sólido. O líquido guarda. O sólido vai ao lume com água ate levantar fervura, baixe o lume e deixe a cozinhar mais 10 minutos. Retire do lume e quando estiver à temperatura ambiente guarde num frasco tanto o líquido juntamente com o sólido, deixe ficar por uma semana e vai mexendo todos os dias. Filtre muito bem e junte ao bourbon que estava guardado. Volte a filtrar se necessário e junto o xarope mexendo bem ate envolver o xarope. 

Dica: desidrate os sólidos desse bitter e terá uma espécie de serrim para fazer um fumo personalizado.
 

Açoriano, nasci em Ponta Delgada e já conto com 42 voltas completas ao sol. Desde cedo tomei o gosto pelo bar e pelo ramo da hospitalidade. Barman de profissão à duas décadas involui a pulso. Comecei na copa e atualmente lidero uma pequena equipa de bar no Hotel Azoris Royal Garden.

O nosso Bar é descontraído, mas com classe e muito charme. Na minha bagagem trago algumas formações, mas com espaço para muitas mais porque a vida é um constante aprendizado.

Desde cedo que tenho gosto em ser um bom anfitrião e é nesse ponto que tento-me focar no dia-a-dia - As pessoas procuram uma experiência holística. Barman, local, iluminação, ambiente, esses são aspetos muito importantes da experiência de bebidas que na verdade não tem nada a ver com a bebida em si. A nível pessoal a minha esposa e minha filha completam-me.

Como passatempos favoritos, pratico montainbike e adoro o contacto com o mar e tudo que envolva a natureza.mens sana in corpore sano é o lema do meu Santa Clara com o qual me identifico. 

Rui Estrela