Janeiro de 2023

“A Rede-T é sem dúvida uma plataforma de elevada importância para o sector do Turismo, Hotelaria e Restauração. A grande concentração de informação e contactos faz da Rede-T um local moderno, dinâmico e versátil.”

Renato Pires

Dream Cookie

  • 3,5 cls de Havana Club 7 anos
  • 1,5 cls de Amaretto Luxardo
  • 2 cls de Licor de baunilha Monin
  • 2 cls de puré de coco Naturera Polot 1882
  • 2 cls Xarope de Speculoos Monin
  • 3 cls de Natas Gresso

O meu nome é Renato Pires, tenho 45 anos, sou natural de São Brás de Alportel, distrito de Faro.

Sou Formador de Restauração e Bebidas no Ministério da Educação, mais precisamente na Escola Secundária José Belchior Viegas e Escola Básica e Secundária de Albufeira.

A partilha de conhecimentos adquiridos sempre me fascinou, assim como a mixologia. Surpreender o cliente e proporcionar-lhe momentos únicos sempre foi o meu objetivo. 

Tento em todos os cocktails de autor, assim como nas decorações utilizar produtos regionais. Considero que somos privilegiados em relação às ervas aromáticas, frutos secos e outros ingredientes de elevado potencial que existem na nossa região e no nosso país.

Comecei a minha caminhada pelo serviço de bar no ano de 1994 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Pelos vários sítios por onde passei destaco o Vilar do Golfe na Qª do Lago, Hotel Dª Filipa, Hotel Faro, Hotel Quinta do Lago, Casa do Castelo, Galeria Bar Património, Gecko Clube entre outros…

Na formação profissional desde 1998 é nesta área que dedico a maior parte do tempo atual.
Sócio da Associação Barmen de Portugal há 26 anos participo em vários concursos de cocktails a nível nacional e internacional.

Em 2002 sagrei-me Campeão Nacional de cocktails sendo o representante no concurso mundial que se realizou no mesmo ano na Eslovénia.

Em 2004 fui novamente Campeão Nacional de cocktails, ficando apurado para o campeonato mundial que se realizou nos Estados Unidos (Las Vegas) no mesmo ano.

Vice-Campeão Nacional de cocktails ano 2013;
3º Classificado Concurso Nacional de cocktails ano 2015;
Vice-Campeão Nacional de cocktails ano 2018;
Vice-Campeão Nacional de cocktails ano 2019;

Participação no I Campeonato Ibero - Norteamericano realizado em Tenerife no ano de 2015, obtendo o 2º lugar a nível mundial;

Participação no XXII Congresso e Campeonato Panamericano de cocktails realizado em Havana no ano de 2018;

Participação no XXIII Congresso e Campeonato Panamericano de cocktails realizado no Panamá no ano de 2019;

No ano de 2022 sagrei-me pela 3ª vez Campeão Nacional de -cocktail ficando com a responsabilidade de representar Portugal em Varadero – Cuba no 69th World Cocktail Championship. A competição contou com a participação de 64 países Filiados na International Bartenders Association. A competição estava distribuída por 5 modalidades. Sagrei-me vencedor mundial na categoria After Dinner Cocktail.