Rui Pereira, natural de Vila Praia de âncora, tenho cara de miúdo, mas já conto com 38 primaveras!
Desde adolescente que o meu centro de interesses é o bar. Contudo, só (bem) mais tarde dei o salto para este mundo que é para mim uma verdadeira paixão. Para além disso, sempre fui muito curioso e por isso gosto de saber como posso fazer a magia acontecer.
Sou um fã de fermentações e sodas naturais, pelo que dedico muito do meu tempo ao estudo desses processos bioquímicos.
Acredita-se que um dos meus sonhos é fermentar as pedras do Rio Âncora!
Em termos académicos, apesar do meu autodidatismo, tenho procurado aliar a prática profissional com a formação, possuo a certificação de Nível IV na área do Bar e, recentemente, dei início ao Nível V: Técnico Especialista em Gestão de Restauração e Bebidas.
Iniciei a minha atividade profissional, em Viana do Castelo, no Bar Sarau, e nos anos seguintes, entre outras casas, passei pela Mr & Ms Bartender, em Braga, em dezembro de 2019 até janeiro de 2022, exerci funções de Head Bartender no Hotel Feel Viana, em Viana do Castelo. De momento, estou inserido num projecto chamado Origens, um restaurante/bar que potencia uma experiência gastronómica no seu todo.
Com um menu de bar que deseja elevar os sabores minhotos.
Sou dono de uma personalidade boémia, mas enquanto profissional sou muito disciplinado, rigoroso, perfecionista e muito exigente comigo próprio, pois a procura da excelência é sempre a minha meta.
Já me aventurei em alguns concursos tendo chegado a;
finalista no concurso “Mistura Beirão” – 2017;
finalista no desafio “Mai-Tai CHAIRMAN’S” – 2017;
finalista no desafio “Mai-Tai CHAIRMAN’S” – 2018;
semifinalista na competição Pisco 1615 - 2019 e, em 2021, conquistei o segundo lugar no concurso Mediterranean Inspirations Lockdown Edition, promovido pela Gin Mare.