Dezembro de 2022

A Rede T, a meu ver é uma plataforma bastante completa, uma boa ferramenta onde encontramos partilhas superinteressantes de grandes nomes da indústria. Quer a nível de bar como de cozinha, alem de ser uma plataforma onde podemos encontrar algumas ofertas de emprego. Em suma uma plataforma que pensa em unir a indústria. Uma excelente iniciativa por parte dos criadores.

Rui Pereira

VIANA DO CASTELO

(Cocktail do menu ‘Amar O Minho’, Origens Ponte de Lima)

Campari | Eucalipto | Talisker 10 | Nixta | Pinho | Mar | Fever Tree Mediterranic 

Técnica de misturação: Throw
Copo: Nick & Nora Ridel

  • 25 ml Campari c/eucalipto
  • 20 ml Nixta
  • 15 ml Talisker
  • 10 - 15 ml Agua do mar
  • 10 ml Fever Tree Mediterranic
  • 3 drops Azeite de Pinho

Campari C/Eucalipto
Colocar 700 ml de Campari com 15 gramas de folhas de eucalipto desidratado num saco de vácuo, cozinhar na sous-vide a 55 ºC durante duas horas. Findo este processo, colocar o saco num banho de gelo.
Adicionar todos os ingredientes, exceto a Fever Tree, no shaker. Colocar gelo e efectuar a técnica throw de forma a arejar e dar uma ligeira diluição. Servir no copo Nick & Nora e colocar três pontos de azeite de pinho.

Rui Pereira, natural de Vila Praia de âncora, tenho cara de miúdo, mas já conto com 38 primaveras!

Desde adolescente que o meu centro de interesses é o bar. Contudo, só (bem) mais tarde dei o salto para este mundo que é para mim uma verdadeira paixão. Para além disso, sempre fui muito curioso e por isso gosto de saber como posso fazer a magia acontecer. 

Sou um fã de fermentações e sodas naturais, pelo que dedico muito do meu tempo ao estudo desses processos bioquímicos.
Acredita-se que um dos meus sonhos é fermentar as pedras do Rio Âncora!

Em termos académicos, apesar do meu autodidatismo, tenho procurado aliar a prática profissional com a formação, possuo a certificação de Nível IV na área do Bar e, recentemente, dei início ao Nível V: Técnico Especialista em Gestão de Restauração e Bebidas.

Iniciei a minha atividade profissional, em Viana do Castelo, no Bar Sarau, e nos anos seguintes, entre outras casas, passei pela Mr & Ms Bartender, em Braga, em dezembro de 2019 até janeiro de 2022, exerci funções de Head Bartender no Hotel Feel Viana, em Viana do Castelo. De momento, estou inserido num projecto chamado Origens, um restaurante/bar que potencia uma experiência gastronómica no seu todo.
Com um menu de bar que deseja elevar os sabores minhotos.

Sou dono de uma personalidade boémia, mas enquanto profissional sou muito disciplinado, rigoroso, perfecionista e muito exigente comigo próprio, pois a procura da excelência é sempre a minha meta.

Já me aventurei em alguns concursos tendo chegado a;

finalista no concurso “Mistura Beirão” – 2017;
finalista no desafio “Mai-Tai CHAIRMAN’S” – 2017;
finalista no desafio “Mai-Tai CHAIRMAN’S” – 2018;
semifinalista na competição Pisco 1615 - 2019 e, em 2021, conquistei o segundo lugar no concurso Mediterranean Inspirations Lockdown Edition, promovido pela Gin Mare.