Novembro de 2022

Sem dúvida um grande meio de comunicação, interação e divulgação para a nossa indústria.
Excelente suporte para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho.
Parabéns pela iniciativa, pela dedicação e pela valorização do nosso sector.

Ana Camacho

Scarlet

Ficha Técnica:

  • 40ml de Patron Reposado 
  • 25ml de Miles Madeira Wine 5 Anos Meio Seco  
  • 2 dashes de bitter de ameixa  
  • 3 gotas de óleo de Caroço de Alperce

Ana Camacho, orgulhosamente madeirense.  

O início da minha carreira em hotelaria surge logo aos 16 anos como promotora da Pernod Ricard, tendo formação com o professor Joaquim Sabino. 

Mas sempre fui ligada ao mundo das bebidas, pois o meu pai sempre fez coleção de garrafas e produzia os seus próprios licores.  

Venho de uma família em que quase todos estão ligados à cozinha, o bar vem mesmo quase como herança do meu pai. 

Estudei na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a part-time fui explorando o bar.  

Nunca tive a intenção de seguir hotelaria, mas acabei por ganhar fascínio pela indústria.

Em 2008 trabalhava no Rivoli no Porto, época em que surgiu a tendência dos gins. O meu bar só servia gin e eram sensivelmente uns 40, na altura era uma loucura. 

Curiosamente nesse mesmo espaço (Rivoli) um dos bares era da empresa Liquid Consulting, que só faziam cocktails. Tive a sorte de ser convidada para a equipa e no fundo foi assim que começou o compromisso. 

Fizemos imensos eventos durante anos, dentro e fora de Portugal. Que equipa incrível que se criou. 

Trabalhei com imensas marcas como: Jameson, Havana Club, Chivas, Absolut, Schweppes, Jack Daniels, Bloom, Berkeley Square, Nº3, foram muitas. A maior parte delas com ligação á Pernord Ricard Portugal e Sogrape. 

Depois de tanto evento optei por alguma estabilidade e, tive em sítios como o Hotel Vincci no Porto, L’Kodac em Leça da Palmeira, Boa Bao, Nogueira’s, Double Nine e agora estou no Algarve no Umami que fica na Quinta do Lago. 

Atualmente ainda faço alguns eventos para a empresa Southside Bartending que pertence ao nosso conhecido Jaime Montgomery.  

Ao longo dos anos passei por várias competições como: Martini Grand Prix; Jameson; Beefeater; Patron; Worldclass; Chairman’s; Gin Mare; Etc. 

O que mais levo destas competições são as pessoas, mais do que criar e sair da nossa zona de conforto, é a oportunidade de podermos estar com os nossos colegas e partilhar/receber conhecimento. 

Porque o essencial nesta indústria, é realmente a partilha. 

Tive a oportunidade de participar no projeto Jameson Distillery On Tour, no projeto Angel’s Share da Bacardi Portugal, onde cresci muito também.  

Fiz alguns Guests com nomes que admiro, não só portugueses, como internacionais e fico muito agradecida pela oportunidade.

Fui também oradora no Lisbon Bar Show com o tema: Saúde Mental do Bartender, tema esse que acho que cada vez mais tem de ser abordado. Psicologicamente estamos todos a ficar desgastados e vamos perder muitas pessoas da nossa indústria.  

O apoio é essencial para continuarmos! 

Tenho uma enorme ligação ao mar e tenho como "terapia" o surf, defendo que o desporto é muito importante na nossa vida e essencialmente naquilo que fazemos. Boxe é outra paixão, mas não passa de uma brincadeira de 3 vezes por semana. 

E aqui deixo um bocadinho de mim. Obrigada pela oportunidade.