Setembro de 2022

A primeira vez que ouvi falar na rede-t foi na Escola de Hotelaria e Turismo, desde ai que me cativou e que me tornei uma presença ativa na plataforma, é uma plataforma que dá abertura para partilhas e demonstração do que vai acontecendo na Hotelaria, sem dúvida que é uma referência nas noticias da nossa área.

João Carrasco

Drunk Wood

  • 40 ml Rum Abuelo 7 (com 1 mês de estágio em barrica)
  • 40 ml Cordial de Pêra Bêbada 
  • 10 ml Licor de Ginja 
  • 2 dash Bitter de Chocolate

Método: Stir

Garnish: Faixa (representa a ligação ao artesanato que liga a tradição entre Portugal e a América Central)

Descrição:
O Drunk Wood foi um cockatil pensado nos sabores que as barricas nos trazem, acompanhado com as raízes de Portugal, a famosa pêra bêbada, que se pode encontrar em qualquer restaurante tradicional no algarve, um cocktail com muita madeira, com um toque de especiarias, como a canela e o cravinho. Da imensa madeira que o cocktail leva surgiu o nome, “Drunk Wood”. A faixa em redor do copo representa os artesãos, de forma a criar uma ligação entre Portugal e América Central.

Barman João Carrasco

Como bom algarvio que sou a restauração foi de certo o meu primeiro trabalho, no algarve é trabalho garantido para os mais novos nas suas paragens escolares, foi assim que comecei e com um começo menos bom porque não era a minha profissão de sonho na altura, tinha na cabeça que queria formar-me em gestão desportiva, curso que estava a estudar na escola secundária nessa altura. 

Em 2014, com 17 anos, comecei a trabalhar na restauração como trabalho de verão, como já vos tinha dito, comecei num restaurante de tapas na Quinta do Lago, não foi um trabalho de sonho pois nem o inglês sabia falar. O bicho da restauração começa a aparecer quando começo a trabalhar num estilo mais descontraído da restauração, num Irish Pub, onde o cliente está num estilo muito mais à vontade e começo a gostar do atendimento ao cliente. A partir desse ano começo a dedicar me mais à restauração para me tornar num profissional mais completo, comecei por tirar o curso de barista na escola da Delta Cafés, curso esse que acabou por me despertar mais o interesse e vi que era neste mundo da restauração que queria seguir.

Com tudo comecei a querer sonhar e a pensar no futuro e teria que me preparar para os próximos passos, e então após terminar o secundário tomei a decisão de ir para Lisboa, tirar curso superior em contabilidade, para passar a ter noções de contabilidade para uma possibilidade de no futuro abrir um negócio próprio ligado à restauração, após dois anos volto a trabalhar na restauração e a estudar.

Em 2020 entro na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve para tirar Gestão de Restauração e Bebidas, mas durante esse ano e meio de curso continuo a trabalhar na área, tive passagens por duas discotecas como barman, uma pizzaria, e uma steakhouse em Faro, a minha experiência sempre foi muito mais como empregado de mesa, já perto do final do curso ainda tive uma oportunidade de abrir um espaço como responsável, mas as coisas não correu como planeado e logo de seguida decido ir para o Bovino Steakhouse como barman, local onde trabalho atualmente, para que pudesse aprender mais sobre a parte do bar e tornar me mais completo, uma equipa cinco estrelas que me acolheu muito bem.

Para terminar, passado dois meses, após terminar o curso de Gestão de Restauração e Bebidas, concorro ao concurso, Giffard West Cup 2022, por insistência dos meus colegas porque ainda não me sentia confiante para ir a uma competição, e sou selecionado para ir à final em Lisboa, que considero uma experiência única e que aconselho a todos, pois saímos da nossa zona de conforto, e é ai que nos desafiamos, crescemos e nos tornamos melhores profissionais.