Agosto de 2022

A Rede-T é um meio de comunicação e divulgação, direcionada para os profissionais da área da hotelaria e restauração. Acaba por ser uma plataforma onde todos se podem conhecer uns aos outros sem caracterizar categorias profissionais o que torna tudo mais simples e mais profissional para abrirmos o nosso leque de contactos!

André Costa

La Revolución

Cocktail usado na World Class 2022

  • 5 cl Don Julio Blanco 
  • 4 cl Sumo de Cenoura 
  • 1,5 cl xarope especial 
  • 2,5 cl Sumo de Limão 
  • 2 cl Moscatel Roxo Horácio Simões
  • 4 Gotas de Solução Salina

Método: Shaker 
Copo: Cidra 
Garnish: Crocante de Cenoura com Chocolate 

Barman André Costa

No ano 2013, foi quando eu André Costa ganhei o primeiro contacto com o ramo de Hoteleira/Restauração. Nessa altura foi-me dada a oportunidade de realizar um estágio num restaurante que ainda hoje é conhecido por fazer cerimónias como casamentos, batizados e diversos eventos de grande dimensão.

Quando o estágio terminou percebi logo que tinha ganho um interesse infinito. Ver a satisfação dos clientes e todo o seu agrado perante o serviço era e é ainda hoje o que me move para todos os dias tentar fazer mais e melhor! 

Após o estágio decidi inscrever-me num curso profissional técnico de Restaurante/Bar que durou cerca de 3 anos. 

Nesta fase da minha vida foi-me permitido ter o prazer de efetuar dois estágios sendo que, um deles se concretizou no Mini Bar do Chef José Avillez que considero que fez grande parte também do meu percurso de aprendizagem.  Uma vez mais e com muito orgulho aquando o estágio terminou foi-me proposto ficar a trabalhar com a equipa. O segundo estágio e também o último do curso foi efetuado no Hotel Corinthia Lisbon

Inicialmente comecei por passar por vários outlets do hotel até que me foi dada a oportunidade (que ainda hoje agradeço) de estagiar somente no Bar, que definiu todo o meu futuro e tudo o que hoje sou enquanto profissional!

Acabei por ser convidado a pertencer à equipa do Bar, e aceitei sem pensar duas vezes, pois identificava-me a 100%. No final de cada dia de trabalho sentia que aquele posto de trabalho era a minha Casa e todas as pessoas que o rodeavam faziam parte do meu conceito de Família.

No entanto, em outubro de 2020, no decorrer da pandemia permiti-me sair da minha zona de conforto e ingressar num novo projeto que estava a surgir no mercado e assim foi! Estive dois anos no Jncquoi Asia mas também no Jncquoi Club e se existe palavra para descrever este percurso eu descrevo-a como: incrível! 

Penso com toda a certeza que em todos os sítios por onde passamos, deixamos um pouco de nós mas trazemos sempre muito de todas as pessoas com quem nos cruzamos e isso sem dúvida que é a parte mais gloriadora!

Como este ramo em que estou inserido se encontra em constante evolução, em Agosto de 2022, iniciei uma nova fase da minha vida que sempre ambicionei. Voltei ao ramo da Hoteleira e estou a pisar com muito gosto o Hotel Ritz Four Seasons Lisbon, de momento encontro-me no meu setor a fazer exatamente o que mais gosto, estou no bar! 

Considero sem dúvida alguma que a grande realização do meu percurso profissional deste ano de 2022, foi sem dúvida a minha participação na World Class onde cheguei até à semi-final. Para mim foi um grande feito e a primeira vez que estive presente numa competição e por ter sido uma experiência tão boa pretendo voltar a repetir e por isso me esforço todos os dias para evoluir um pouco mais!

Ainda que o tempo possa passar rápido e que a vida seja agitada gosto muito de me atualizar e por esse motivo inscrever-me em cursos externos é sempre um grande investimento, felizmente já possuo alguns que recomendo a todas as pessoas desta área, tais como: Balance Course (Black Pepper & Basil); Bar Chefe (Bartending Project) e Brewing Intermediate (specialty Coffe).

Refletindo e concluindo, no final de cada dia de trabalho, o meu sentimento é de gratidão, o primeiro passo para aprendermos e evoluirmos é sem dúvida sermos humildes e acreditarmos em Nós próprios! 

André Costa