Barman Vitor Lourenço
Como tudo começou:
Acredito que toda a criatividade sem fim combinada com uma paixão genuína e energia fenomenal, que senti desde a primeira vez que fui a um bar, me mostrou que ser bartender seria o meu futuro. Quando estava a fazer a licenciatura em gestão hoteleira, no final do primeiro ano, fiz um estágio F&B num hotel do sul de Portugal durante 2 meses. Num dos meus primeiros dias, quando estava a terminar o meu turno como food runner no restaurante, notei que o bar do hotel estava extremamente ocupado, então perguntei se poderia ajudar a equipa de bar. No final daquela noite, eu sabia que tinha encontrado a minha paixão, e nunca mais sai do bar.
Durante o curso sempre tive em mente a fantástica oportunidade que iria ter em viajar, e com isso, trabalhar em diferentes realidades e a hipótese de me desenvolver pessoal e profissionalmente com pessoas e culturas de todo o mundo.
Quando acabei a licenciatura, achei que era a altura ideal para sair da minha zona de conforto e decidi mudar-me para Londres. Os primeiros tempos foram incrivelmente desafiantes, com uma nova realidade e a entregar currículos de porta a porta. Quis o destino que um Restaurante/Bar tivesse uma vaga de aprendiz de bar disponível. Foi o início, e onde me apaixonei pelo que faço. Durante ano e meio desenvolvi alicerces e aprendi lições que foram fundamentais para atingir múltiplas metas.
A partir daqui, ganhei bases e standards para o passo seguinte. Só para falar em algumas, tive experiências únicas como quando colaborei nos cruzeiros da Disney e aprendi a gerir-me a trabalhar sem folgas; ou nos Alpes Franceses onde tive a minha primeira oportunidade como Assistant Bar Manager; ou mesmo quando regressei a Londres e tive o desafio de gerir um dos bares mais brilhantes e cheio de personalidade que conheço, no Rosewood Hotel.
Durante todo este percurso, encontrei profissionais incríveis, que me inspiraram e ensinaram importantes lições que não se encontram em nenhum livro. E hoje, mais que nunca, sinto que hospitalidade é a minha casa.
Atualmente sou o Head of Bars no Southampton Harbour Hotel & SPA.
Sou responsável pela gestão de todas as bebidas nos diversos departamentos do hotel, com destaque para o nosso Rooftop Bar localizado no 6' andar.